O conselho de administração da Cofina indicou esta sexta-feira que recomenda aos acionistas a venda da Cofina Media, dona do Correio da Manhã, CMTV, Negócios, Record e Sábado, ao "management buy out" (MBO) em detrimento da Media Capital.
Em comunicado difundido na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a administração da Cofina avalia de forma mais favorável a proposta apresentada pelo MBO, que conta com Luís Santana, Ana Dias, Octávio Ribeiro, Isabel Rodrigues, Carlos Rodrigues, Luís Ferreira, Carlos Cruz, Cristiano Ronaldo, Domingos Vieira de Matos, Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira.
A oferta apresentada pelo MBO avalia a Cofina Media em
56.793.428,97 euros, em termos de "equity value". Já a proposta da Media Capital, dona da TVI, tem por referência um "equity value" de 54.454.922 euros, podendo este valor ser elevado até 56 milhões de euros.
Ambas as propostas, refere a administração, "vão ao encontro do interesse social da Cofina SGPS, designadamente numa perspetiva de valor acrescentado para a mesma e para os seus acionistas, pelo que as ações da Cofina Media deverão ser alienadas a um dos potenciais compradores, sem prejuízo das condições suspensivas associadas a tal alienação". No entanto, assinala, "pese embora a BAFO (Best and final offer) da Media Capital tenha méritos, a BAFO do MBO é mais vantajosa para a Cofina SGPS, pelo que esta última deverá ser selecionada e aceite".
A aprovação da proposta do MBO depende agora do voto favorável em assembleia geral de acionistas a ocorrer "com a maior brevidade possível".