page view

Adoção de tecnologias vai ter impacto em 30% do mercado de trabalho

Automação e inteligência artificial generativa (GenAI) vão levar à requalificação de 1,3 milhões de postos em Portugal.

22 de outubro de 2024 às 01:30

Cerca de 1,3 milhões de postos de trabalho vão ter de ser requalificados em Portugal com a adoção célere da automação e da inteligência artificial generativa (GenAI), refere um estudo da McKinsey Global Institute, em colaboração com a Nova School of Business and Economics, ontem divulgado.

O ‘Future of Work: Automação com GenAI: Oportunidade única para melhorar a produtividade em Portugal’ aponta que cerca de 30% do mercado de trabalho será impactado com adoção rápida das tecnologias referidas, exigindo novas capacidades tecnológicas e sociais equivalentes a novas tarefas, e que mais ou menos 320 mil pessoas deverão ser realocadas, sobretudo as que estão em tarefas mais previsíveis, repetitivas e com exposição direta a cliente. O relatório avança ainda que o aumento da produtividade "resultará na compensação das horas libertadas e na criação de mais horas de procura laboral, resultando num salto positivo de horas de trabalho equivalentes a mais 0,3 milhões de empregos".

"A automação e GenAI é inevitável e está a acontecer e vai ter um impacto significativo na nossa economia em Portugal", disse Duarte Begonha, sócio da McKinsey & Company. "Hoje em dia ainda há muitas tarefas manuais, nomeadamente na parte do processamento de informação, de tratamento e mesmo na recolha de dados que com automação vai ser feito de uma forma muito diferente", apontou, acrescentando que o País tem "oportunidade única" para dar um "salto de produtividade" e encurtar o fosso para a média da UE e dos EUA até 2030. Se aproveitar esta disrupção tecnológica, diz o estudo, Portugal poderá atingir um PIB de 3,8% nos próximos seis anos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8