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Agência Lusa com lucros de 654 mil euros

A agência Lusa registou no ano passado lucros líquidos de 654 mil euros, um aumento de 40 por cento face ano anterior e proveitos operacionais de 19,6 milhões de euros, mais 0,5 por cento do que em 2009.
24 de Março de 2011 às 18:20
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agência lusa, lucros, estado, mercados, proveitos FOTO: Jorge Godinho

De acordo com o relatório e contas da Agência Lusa, os proveitos operacionais incluem a indemnização compensatória atribuída pelo Estado, que decresceu 134 mil euros (-0,9 por cento) mas que foi compensada com o "crescimento de 146 mil euros no valor global das outras prestações de serviços".

Afonso Camões, presidente do conselho de administração da Lusa, diz que "não obstante a conjuntura adversa, agravada pela redução  de 0,9 por cento do valor do Contrato de Serviço Público com o Estado, a Lusa aumentou os negócios com órgãos de comunicação, com empresas e com o mercado externo, o que nos permitiu manter o volume de receitas de 2009, enquanto desencadeámos várias medidas de contenção que nos permitiram reduzir custos".

O presidente da Lusa sublinha que tem "boas contas", mas também "bons serviços", acrescentando que a administração da agência sente que pode "reclamar dos nossos accionistas e em especial do Estado, uma especial atenção pelo menos num pilar decisivo: estabilidade".

Afonso Camões faz questão de frisar que não quer pedir "ao Estado mais  dinheiro", mas julga que "é mais que justo" que reconheçam o direito à estabilidade  "no cumprimento e manutenção do contrato de prestação de serviço noticioso  e informativo de interesse público entre a Lusa e o Estado português".

O relatório e contas de 2010 refere que o total de custos e perdas ascendeu a 18,6 milhões de euros, reflectindo uma diminuição de 165 mil euros (-0,9  por cento), em relação ao período homólogo. Nos custos, destaca-se o aumento de 49 mil euros (+0,4 por cento) nos gastos com o pessoal, pelo efeito do  novo Acordo de Empresa, do lançamento de um programa de pré-reformas.

Na evolução dos negócios, a Lusa obteve menos proveitos no mercado interno (-0,07 por cento) - a reflectir uma diminuição de 10,5 por cento nos pequenos órgãos de comunicação social - e uma subida de 6 por cento no mercado externo - onde se englobam as receitas do mercado lusófono e de Macau (receitas totais de cerca de 450 mil euros ).

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