Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Agressões vão ser investigadas

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) está a investigar os acontecimentos de 9 de Maio, junto aos estádios do Dragão e do Bessa, no Porto, onde cinco jornalistas foram alvo de agressões físicas e mais seis alvo de ameaças e agressões verbais.

4 de Outubro de 2008 às 00:30
Entidade Reguladora para a Comunicação Social quer saber o que se passou no Dragão e no Bessa
Entidade Reguladora para a Comunicação Social quer saber o que se passou no Dragão e no Bessa FOTO: José Rebelo

A queixa foi apresentada no próprio dia pelo Sindicato dos Jornalistas, alegando que se tratava de dois casos de "atentado ao direito de informar e ser informado, que constituem limitação ilegítima à liberdade de imprensa".

As agressões verbais e físicas a jornalistas ocorreram na tarde do dia 9 de Maio, após uma conferência de imprensa na Liga Portuguesa de Futebol, em que o presidente do Conselho de Justiça da Liga, Ricardo Costa, deu a conhecer as deliberações daquele órgão relativas ao processo ‘Apito Final’.

As decisões, de condenação do Futebol Clube do Porto à perda de seis pontos e do seu presidente, Pinto da Costa, à suspensão de funções por dois anos e de descida de divisão do Boavista Futebol Clube, não foram bem aceites por alguns associados das respectivas colectividades.

Os presidentes do Futebol Clube do Porto e Boavista marcaram para esse mesmo dia conferências de imprensa de reacção às deliberações do Conselho de Justiça da Liga e foi à entrada dessas conferências que os adeptos mais irados despejaram parte da sua raiva em alguns jornalistas.

O caso mais complicado viveu-se junto ao Estádio do Dragão, com elementos da claque dos Super-dragões, devidamente identificados, a fazerem cerco e ameaças direccionadas aos repórteres de alguns órgãos de Comunicação Social, entre os quais o ‘Record’ e o Correio da Manhã.

A ERC já deu início às investigações, sublinhando que uma das funções fundamentais desta entidade é a de assegurar o direito à liberdade de imprensa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)