Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Alexandra Borges processa TVI

Em causa está processo disciplinar já arquivado
7 de Julho de 2012 às 01:00
Alexandra Borges quer que o tribunal lhe reconheça o direito à opinião
Alexandra Borges quer que o tribunal lhe reconheça o direito à opinião FOTO: Duarte Roriz

Alexandra Borges, jornalista da TVI, avançou com um processo contra o canal, no qual exige um euro de indemnização. A jornalista, na verdade, quer que lhe seja reconhecido o direito à opinião e quer ainda ver apagado do seu curriculum o processo disciplinar que lhe foi movido, no ano passado, pela TVI, uma vez que o mesmo acabou por ser arquivado.

Em causa está uma entrevista que Alexandra Borges deu ao CM, na qual se congratula com a contratação da nova direcção de informação do canal - a dupla Judite de Sousa e José Alberto Carvalho. "Acho que são uma mais-valia. Imagino que haverá renitências na redacção mas, para mim, tudo o que seja para melhorar a informação da TVI é bem-vindo", disse na altura. "Espero que esta equipa valorize a grande informação da TVI. Acho que é uma equipa suficientemente inteligente para fazer os ajustes. Não tenho nenhum medo das mudanças na linha editorial", sublinhou.

As declarações caíram mal junto da administração, então presidida por Bernardo Bairrão, que assinou o processo disciplinar ao interpretar as palavras da jornalista como uma crítica ao canal.

Contactada pelo CM, Alexandra Borges escusou comentar o processo, porque o mesmo encontra-se ainda em julgamento.

Já a TVI refere que se trata de um assunto interno, pelo que não faz qualquer tipo de comentário.

Bernardo Bairrão, que já prestou declarações no tribunal, recusou também fazer "quaisquer comentários" sobre o processo. "Estou longe dos media e não quero voltar a estar no centro de confusões", alegou ao CM. E, questionado sobre se hoje avançaria com o processo disciplinar contra a jornalista, Bairrão sorriu e disse: "Tudo o que dissesse agora podia ser mal interpretado".

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)