Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

Alto comissário no Correio da Manhã

O alto comissário para a Imigração e Minorias Étnicas apelou ontem aos jornalistas do CM para o recurso à ética e deontologia no tratamento das notícias sobre imigrantes. Rui Marques sublinhou na exposição que fez nas instalações do nosso jornal a necessidade de os profissionais dos media se consciencializarem de que, em regra, a notícia não deve ter nacionalidade.
6 de Março de 2007 às 00:00
Rui Marques conversou ontem com os jornalistas do CM sobre a Imigração e os Media
Rui Marques conversou ontem com os jornalistas do CM sobre a Imigração e os Media FOTO: Sérgio Lemos
Rui Marques, convidado pela direcção do nosso jornal para explicitar as suas ideias em matéria de nacionalidade, etnia e situação documental dos imigrantes, questionou os profissionais do CM sobre o que acrescentará a revelação da nacionalidade na elaboração de uma notícia. O alto comissário, contudo, aceita que, em casos específicos, os jornalistas não possam contornar a realidade, nomeadamente em circunstâncias de prevenção geral ou que ajudem as autoridades policiais a capturar perigosos marginais.
Durante o desafio de sensibilização à ética e deontologia dos jornalistas, o alto comissário recordou a forma como a imprensa gaulesa tratou os portugueses que, nos anos 1960, foram ‘a salto’ para França, para estabelecer um paralelismo sobre o olhar que se faz sobre os imigrantes que optam por residir em Portugal.
Rui Marques não escamoteou durante a conversa de sensibilização o outro lado, o bom, dando vários exemplos de números positivos. E revelou, inclusive, que Portugal está em segundo lugar, atrás da Suécia, no ranking do reconhecimento da importância do imigrante para a vida dos países onde optaram trabalhar.
PERFIL
Rui Marques, licenciado em Medicina e mestre de Ciências da Comunicação, que, como diz, ainda hoje se sente jornalista, é alto comissário desde Setembro de 2005. Fundou e dirigiu o Grupo Fórum, responsável pela ‘Fórum Estudante’, entre outras. Durante o período entre 1986 e 1991 trabalhou no Grupo Renascença.
RUI MARQUES
Todas as quartas-feiras, já a partir de amanhã, escreve ‘AO SABOR DO VENTO’ na página 2 do CM.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)