Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

Antena 1 lança rádio online dedicada ao Fado

A Antena 1 apresentou hoje, 14, o mais recente projecto para o online, a rádio ‘Antena 1 Fado’, um projecto dedicado à divulgação deste tipo de música que este ano é candidata a património imaterial da Humanidade. “Chegou o momento ideal, a Antena 1 tem vindo a divulgar a música portuguesa, e temos um património tremendo de conteúdos que era preciso autonomizar”, explicou o director de programas da RDP, Rui Pêgo.
14 de Junho de 2011 às 14:38
Rui Pêgo apresentou projecto
Rui Pêgo apresentou projecto FOTO: Vasco Varela

O responsável considera que a nova rádio online “pode fazer encontro entre três comunidades de ouvintes: portugueses no estrangeiro, estrangeiros em Portugal e aqueles se emocionam com o fado”, um elemento “matricial” da cultura portuguesa.

Disponível em http://www.antena1fado.rtp.pt/, o projecto vai incluir concertos, entrevistas, e contará com cerca de 300 fados diferentes todos os meses, quer de artistas tradicionais quer das gerações mais novas do fado.

A apresentação decorreu no Museu do Fado, em Lisboa, onde durante a tarde tem lugar um debate dedicado ao tema ‘Fado este Património’, com a presença da directora do museu, Sara Pereira, do impulsionador da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade e doutorado em Musicologia, Rui Vieira Nery e do editor discográfico  David Ferreira. O encontro é transmitido em directo.

antena 1 rui pêgo fado internet
Ver comentários