Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

ANÚNCIOS A BANHOS

É já a partir de hoje e até ao próximo sábado que decorre na Figueira da Foz o 2.º Festival Internacional de Publicidade. ‘Publi… Cidade Figueira da Foz’ é a designação escolhida pela Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (Fordoc), a entidade organizadora que conta, este ano, atrair cerca de sete mil pessoas à Esplanada Silva Guimarães, junto à Marginal.
29 de Julho de 2004 às 00:00
Assim, as noites da praia da Claridade, a partir das 22h30, ‘iluminam-se’ em termos criativos numa mostra de mais de duzentos anúncios de televisão e cinema, representativos de 33 países (entre os quais Portugal, com os comerciais da Prevenção Rodoviária de 2003) que foram escolhidos de “entre os mais de mil premiados dos maiores festivais de publicidade de todo o mundo”, como explica o presidente da Fordoc, Paulo Antunes.
O evento conta ainda com a parceria da Figueira Grande Turismo, entidade essencial para que se confirmem as expectativas: “Queremos que a Figueira da Foz se torne na capital nacional da publicidade.”
A reforçar o objectivo está esta segunda edição do festival que já no ano passado reuniu mais de quatro mil espectadores, transformando este no maior evento de publicidade a nível nacional.
“O sucesso da primeira edição faz-nos acreditar que esta é já uma aposta ganha”, confirma Paulo Antunes. Daí que esteja já tudo a postos para atrair ainda mais movimento à já muito agitada Esplanada da Figueira. São cerca de 700 lugares sentados e um grande ecrã gigante num cenário privilegiado em frente ao mar, onde vão ainda ser mostrados diariamente e “em estreia mundial”, como brinca o responsável da organização, os anúncios do ‘stand-up comediant’ Pedro Tochas à marca Frize.
Além dos já conhecidos comerciais exibidos nos canais generalistas, o público presente poderá assim apreciar, em primeira mão, alguns dos ‘sketches’ mais hilariantes protagonizados por Tochas e que, por serem tão “radicais”, acabaram por não ser seleccionados para exibição.
No sábado, serão conhecidos os 78 anúncios finalistas, eleitos por um grupo de 60 jurados, profissionais da área de marketing e publicidade. A escolha das melhores propostas do ano resultou da votação dos associados e do júri feita durante a ‘tournée’ de seminários que, desde Março, tem sido realizada por todo o País.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)