Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Anúncios que marcaram os anos 80

Hoje em dia há uma vasta gama de anúncios televisivos, mas poucos são, certamente, os que conseguem cativar a atenção do telespectador. E, mesmo que o consigam, dificilmente conseguirão ‘bater' as publicidades dos anos de 1980.
23 de Abril de 2013 às 01:00
Anúncio da marca Quitoso
Anúncio da marca Quitoso

Muito antes de surgir um coelho como imagem da Nesquik, em Portugal a promoção da marca era feita com recurso ao Kagurik, um simpático canguru que se mostrava bastante preocupado com o ambiente.

E quem não se recorda da célebre promoção de Quitoso, um produto utilizado para combater os pequenos organismos que podem pulular pela cabeça dos mais pequenos: "Piolhos? Lêndeas? Quitoso elimina-os totalmente!", é a frase dita, ao mesmo tempo que uma criança coça a cabeça com insistência.

De relembrar também o papel do ator Manuel Cavaco no anúncio de 1985 do café Nicola. Ao longo de dois minutos, é feita uma homenagem ao poeta Bocage, que empresta a ‘cara’ à marca, sem faltar a mítica resposta do autor português quando interpelado por uma patrulha policial: “Eu sou o Bocage/ Venho do Nicola, /Vou pró outro mundo/ Se dispara a pistola.”

Analisando algumas destas publicidades que contam quase 30 anos de existência, pode verificar-se ainda que algumas marcas continuam a apostar nos mesmos slogans, como é o caso do Sun, detergente para a máquina de lavar loiça. “Há já muitos anos que os fabricantes de máquinas de lavar loiça trabalham em colaboração com Sun. (…) Para que a sua máquina lhe ofereça dia após dia uma limpeza cristalina, ofereça-lhe Sun Pó e Sun Líquido”.

vídeo anúncios marcas empresas televisão publicidade
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)