Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

As várias formas de Comunicar em debate

Os meios de Comunicação Social são censurados ou independentes? Como funcionam as relações entre jornalistas e assessores? E os blogues, são credíveis ou são uma farsa? Estas são apenas algumas das questões colocadas pelos alunos da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) e que vão servir de debate num seminário que começa hoje e termina quinta-feira.
7 de Março de 2005 às 00:00
“O Encontro de Comunicação é feito pelos alunos e para os alunos. Por isso foram eles que escolheram os temas”, disse ao CM Hália Costa, docente e membro da organização do quarto encontro, subordinado ao tema ‘Comunicar: Como?’.
Hoje, nomes como o de Francisco de Vasconcelos, do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, e do jornalista Manso Preto – que foi condenado por não divulgar as suas fontes – reflectem sobre a questão da censura nos meios de Comunicação Social.
Para amanhã estão agendados ‘workshops’, em que os alunos podem aprofundar técnicas de Televisão ou até na área do Jornalismo On-line. À tarde, João Marcelino, director do Correio da Manhã, e Aníbal Cabeça, ex-assessor do presidente da Assembleia da República Mota Amaral, debatem sobre as relações entre jornalistas e assessores.
Para a manhã do terceiro dia está agendado o painel ‘Humor: um género sério?’. À tarde, é debatido o sensacionalismo no jornalismo, com a presença de Octávio Ribeiro, subdirector do CM, e Júlio Magalhães, da TVI, entre outros.
O último dia do encontro conta com mais cinco ‘workshops’ e ainda um debate sobre os blogues e a sua credibilidade, que contará com a participação de, entre outros, deputados do PS e do PSD.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)