Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Ativistas querem fim do monopólio Google

Autoridades dos EUA e UE estão preocupadas com o crescente poder das gigantes tecnológicas.
Sónia Dias 22 de Junho de 2019 às 01:30
Google
Google
Google
Google
Google
Google
Google
Google
Google
A assembleia anual de acionistas da Alphabet, dona da Google, ficou marcada pelos protestos de ativistas que pedem o desmembramento da multinacional antes da intervenção dos reguladores.

O SumOfUs, grupo norte-americano que tem como objetivo conter o crescente poder das corporações, aproveitou a reunião nos escritórios da empresa em Sunnyvale, na Califórnia, para apresentar a sua proposta, mesmo sabendo que esta seria, muito provavelmente, rejeitada pelos dois principais executivos da tecnológica, Larry Page e Sergey Brin, que, juntos, detêm 51,3% dos votos dos acionistas.

Ainda assim, fica a intenção de mostrar que as autoridades dos Estados Unidos e da União Europeia continuam preocupadas com o crescente poder da Alphabet no mercado mundial, assim como de outras empresas, como Facebook e Amazon.

"Acreditamos que os acionistas poderiam receber maior valor de uma redução estratégica voluntária no tamanho da empresa do que de vendas de ativos compelidas por reguladores", diz a proposta.

Mas a sugestão de desmembramento da dona da Google é apenas uma de 13 apresentadas na reunião, sendo que cinco delas são apoiadas por um grupo de funcionários da multinacional.

É o caso da proposta de elaboração de um relatório sobre os casos de assédio sexual, que revele quanto é que a empresa já pagou em acordos e quantas pessoas já foram despedidas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)