Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Audição gravada

"Fiz questão de que a audição fosse gravada. E puseram logo dois gravadores à minha frente", conta ao CM Manuela Moura Guedes, que anteontem foi ouvida na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) no âmbito do processo de averiguações de ingerência política e económica na suspensão do ‘Jornal de 6ª’, da TVI.
31 de Dezembro de 2009 às 00:30
Jornalista e ex-pivô do ‘Jornal de 6.ª’, da TVI, diz que fez questão em pedir que a audição fosse gravada
Jornalista e ex-pivô do ‘Jornal de 6.ª’, da TVI, diz que fez questão em pedir que a audição fosse gravada FOTO: Bruno Colaço

A jornalista e ex-pivô do referido noticiário, que saiu do ar a 3 de Setembro, explica como se passou: "Quando oiço um dos elementos do conselho, o dr. Luís Gonçalves, dizer que queria que ficasse registado que se opunha ao facto de a audição não ser gravada – tal como tinha acontecido na audição anterior com o José Eduardo [Moniz] –, eu disse logo que não compreendia porquê e que fazia questão que a minha fosse."

"A gravação é uma prova testemunhal que tem toda a relevância", disse ao Correio da Manhã, a propósito, Luís Gonçalves da Silva, o vogal da ERC que propôs a abertura deste processo. Sobre as audições, recusou fazer comentários, mas explicou: "Fiz várias propostas na altura, mas hoje alargaria bastante mais as audições."

O CM sabe que a ERC deverá ouvir a antiga direcção de Informação, constituída por Maia Abreu, Mário Moura e Manuela Moura Guedes, e a administração da TVI.

Moura Guedes recusa revelar o conteúdo das questões que lhe foram colocadas, mas garante: "Foram perguntas objectivas. Confesso que estou muito satisfeita com a audição."

APONTAMENTOS

DEMISSÃO

Após a suspensão do ‘Jornal de 6.ª’ da TVI (3 de Setembro) a direcção de Informação despede-se.

PROCESSO

Após o primeiro processo, que resultou num reparo à administração da TVI, foi aberto um segundo.

AUDIÇÕES

Para o processo de averiguações de ingerência política na TVI foram ouvidos Manuela e Moniz.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)