Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Autoridade obriga a mudar contratos televisivos

Benfica é único clube que detém direitos de emissão dos seus jogos em casa para a Liga.
Duarte Faria 21 de Outubro de 2014 às 19:05
Dona da Sport TV mostra disponibilidade para rever acordos com clubes
Dona da Sport TV mostra disponibilidade para rever acordos com clubes FOTO: Luís Vieira

A Olivedesportos está disposta a alterar alguns dos mecanismos contratuais que tem com os clubes de futebol para a transmissão dos seus jogos.

Nesse sentido, a dona da Sport TV, detida por Joaquim Oliveira, apresentou à Autoridade da Concorrência (AdC) soluções para corrigir alegados abusos, no âmbito do processo aberto por esta entidade na sequência da queixa apresentada pela Liga de Clubes, em outubro de 2012, na qual pedia a nulidade dos contratos.

"A AdC vai dar início a um período de analise das propostas de compromisso das visadas para aferir se se adequam aos interesses jusconcorrenciais", declarou fonte oficial da autoridade. O CM questionou também a Olivedesportos, mas, até ao fecho desta edição, não obteve resposta. Já a Liga de Clubes mostrou-se preocupada com o atraso na resolução do conflito e considera que "a regulação em Portugal não funciona". Quando apresentou queixa na AdC, Mário Figueiredo, presidente da Liga, declarou que o seu objetivo era "pugnar por uma justa e equitativa distribuição das receitas de transmissão televisiva". Na fundamentação da Liga constavam questões como a duração dos contratos e a exclusividade.

Com esta situação, o prazo para a conclusão do inquérito ficou adiado para 15 de janeiro. De recordar que a Olivedesportos detém os direitos de transmissão de todos os clubes da Liga principal, à exceção dos jogos do Benfica no Estádio da Luz, cujos direitos pertencem às águias.

Ver comentários