Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

AXN duplicou espectadores em menos de um ano

O canal da Sony destacou-se no ano em que a televisão por cabo registou um aumento diário de 26 800 espectadores.
13 de Janeiro de 2006 às 00:00
‘Médium’ é um dos exemplos das séries que garantem o sucesso do AXN em Portugal
‘Médium’ é um dos exemplos das séries que garantem o sucesso do AXN em Portugal FOTO: d.r.
O número médio de pessoas que seguem os canais temáticos aumentou num total de 26 800 espectadores diários, sendo o AXN o canal que mais beneficiou com essa subida. De um share de 0,9% em 2004, o canal da Sony Pictures Entertainment atingiu os 2,1% no ano de 2005. Este é o resultado do estudo da Marktest, em que se comparam as audiências registadas entre os dias 1 de Janeiro e 20 de Dezembro de 2005, com igual período do ano anterior.
Carlos Arran, director de programação e produção do AXN, não se mostra surpreendido com o crescimento do canal no mercado português. “Somos um canal de entretenimento que se baseia na qualidade dos formatos que propõe ao seu público”, afirma à Correio TV. O responsável sublinha que a equipa do AXN efectuou um estudo cuidado do mercado português, conhecendo, assim, as necessidades do nosso público. “A nossa principal preocupação passa por oferecer uma alternativa às generalistas em horário nobre, apostando em estreias exclusivas e resgatando séries que integram as grelhas das televisões generalistas em horários que lhes são prejudiciais”, esclarece.
E o responsável do AXN não tem dúvidas: “Estamos a prestar um serviço ao público português ao permitir que ele se reencontre com o fascínio das séries norte-americanas.” Mas a “exibição de cinema comercial de qualidade, que normalmente só está acessível nos canais premium” também desempenha um papel importante na estratégia do AXN: “Os dados de audiência a que temos acesso dizem que os portugueses gostam de ver cinema em horário nobre. E o AXN tenta satisfazer essa necessidade.”
Apesar de tudo, o aumento de audiências no cabo está longe de ameaçar os canais generalistas, embora estes, no seu conjunto, tenham perdido alguns milhares de espectadores. A TVI continua a ser o canal mais visto em Portugal e é o único generalista a subir em 2005, passando de um share de 25,1% para 27%. SIC e RTP baixam, respectivamente, 2,3 e 1,6 pontos percentuais.
TOP DE AUDIÊNCIAS DA TELEVISÃO PORTUGUESA
1.º, TVI - 27%
2.º, SIC - 21,3%
3.º, RTP - 19,2%
4.º, SIC Notícias, 4%
5.º, :2 - 3%
6.º, Panda - 2,2%
7.º, AXN, 2,1%
8.º, Hollywood - 1,5%
9.º, SIC Radical - 1,5%
10.º, SportTV - 1,3%
Nota: SIC Notícias cresce 0,1% de share e continua à frente da 2:. SIC Radical e Sport TV caem um lugar no top devido à explosão do AXN mas beneficiam do aumento de espectadores do cabo para subir as suas audiências.
SIC NOTÍCIAS
O canal de notícias da SIC, que celebrou o seu 5.º aniversário no último domingo, dia 8 de Janeiro, continua a liderar as audiências no segmento da televisão por cabo.
1.º ANIVERSÁRIO
O Biography Channel comemora hoje um ano de emissões em Portugal e assinala a data com a biografia do português José de Guimarães.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)