Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

BBC contrata seniores

Julia Somervillke, de 62 anos, Fiona Armstrong, de 53, e Zinab Badawi, de 50, estão prestes a assinar contratos chorudos com a televisão pública britânica, BBC.
24 de Dezembro de 2009 às 00:00
Fiona Armstrong
Fiona Armstrong FOTO: D.R.

A notícia, avançada pelo jornal ‘The Daily Telegraph’, foi aplaudida por vários sectores, nomeadamente pela assessora do governo para esta matéria. Uma vez que, ainda recentemente, Joan Bakewell se queixara de que a direcção da estação pública britânica, liderada por Mark Thompson, mantinha no ar os jornalistas com 50 anos e mais mas afastava as mulheres de idade madura. “Alegra-me que a BBC volte a contratar mulheres com talento, com capacidade e profissionalismo suficientes para entrevistar a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton ou o actor Clint Eastwood”, referiu Bakewell.

Com esta medida a BBC pretende também repor a credibilidade nos seus noticiários e programas de informação e calar as muitas queixas de telespectadoras surgidas após o afastamento de uma jornalista com mais de 30 anos de carreira. Neste momento, a única pivô da TV pública britânica com mais de 50 anos é Maxine Mawhinney, ao serviço da BBC News.

AS VEDETAS

ARMSTRONG

Fiona Armstrong, 53 anos, iniciou a carreira na rádio. É colunista em vários jornais e revistas.

SOMMERVILKE

Julia Sommervillke, 62 anos, entrou para a BBC em 1973 e destacou-se em ‘Nine O’Clok News’.

BADAWI

Zinab Badawi, 50 anos, trabalhou na ITV, Channel 4 e no canal de notícias BBC News.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)