Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Beberam lixívia em reality show

A estação norte-americana CBS criou um novo formato infantil, baseado no ‘Big Brother’, a que deu o nome de ‘Kid Nation’, com estreia marcada para Setembro e que já está a gerar polémica.
21 de Agosto de 2007 às 00:00
Os jovens têm entre oito e 15 anos e estão entregues a si próprios
Os jovens têm entre oito e 15 anos e estão entregues a si próprios FOTO: direitos reservados
Quarenta meninos e meninas, com idades compreendidas entre os oito e os 15 anos, já se encontram fechados numa casa e têm por missão realizar todas as tarefas domésticas. Só que, alguns dos miúdos sofreram queimaduras quando estavam a cozinhar e outros beberam lixívia convencidos de que era refrigerante, denunciou Janis Miles, mãe de uma das concorrentes.
Ao longo de 40 dias, os jovens encarregam-se de, entre outras tarefas, preparar as refeições, limpar e têm ainda de gerir os seus próprios ‘negócios’, sem a intervenção ou participação de adultos. “Eles vão confrontar-se com os problemas dos adultos à medida que forem vencendo sentimentos naturais da infância como as saudades de casa, a pressão dos outros concorrentes e a tendência para não respeitar regras”, lê-se no site oficial do reality show.
Mas, segundo Janis Miles, a experiência que a filha está a viver tem pouco de educativa e esta mãe chega mesmo a classificá-la de “abuso de menores” e acusa a estação de “negligência”.
Segundo o ‘The New York Times’, “várias crianças necessitaram de cuidados médicos depois de ingerirem lixívia”, que tinha sido colocada inadvertidamente numa garrafa de refrigerante, facto relatado por Janis Miles e confirmado pela CBS. Os responsáveis pela estação asseguram que o programa não viola nenhuma lei.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)