Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

BOAVISTA ARRUÍNA TVI E FC PORTO AJUDA RTP 1

Com futebol as audiências estavam garantidas. A velha máxima parece que já não resulta em pleno. E quinta-feira a TVI sentiu na pele essa amarga realidade.
26 de Abril de 2003 às 00:00
Apesar do jogo entre o Boavista e o Celtic ser, aparentemente, aquele que mais interessava aos espectadores porque os do Bessa não tinham o apuramento garantido, os espectadores preferiram ver a Lazio- FC Porto – cujos 4-1 das Antas davam alguma tranquilidade – na RTP 1.
O jogo em que os portistas garantiram a presença na final da UEFA foi o programa mais visto (14,7% de audiência média e 35,6% de “share”), enquanto a partida da desilusão boavisteira não foi além do oitavo lugar da tabela (10,2%/24,7%). O que fez a RTP 1 ficar bem à frente da TVI no “share” do dia (25,8% contra 27,3%).
Os números da TVI podem mesmo considerar-se ruinosos e não são vulgares em Queluz. Aliás, neste ano de 2003, só por duas vezes se tinham registado “shares” inferiores, ambos em Março: 25,5% dia 22 e 25,7% dia 4.
A TVI fez, pois, um mau negócio. Pela primeira vez o futebol “avulso” não rendeu (os últimos jogos entre Portugal e o Brasil foram líderes, sendo que o de Abril de 2002 foi mesmo o mais visto do ano). Isto apesar das duas partidas entre o Boavista e o Celtic terem custado cerca de 300 mil euros, enquanto o jogo da segunda ‘mão’ do FC Porto em Roma, negociado já com a eliminatória quase ganha, saiu quase a preço de saldo à RTP (pouco mais de 100 mil euros).
Com esta rivalidade futebolística entre TVI e RTP 1 quem ficou mesmo a ganhar foi a SIC, que ganhou o “share” diário com 30,7%, beneficiando essencialmente da sua informação (o “Jornal da Noite” arrancou minutos antes do futebol da concorrência e apostou na história da família de Felisberta, a menina baleada no Pendão), mas também das duas novelas e dos “Malucos do Riso”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)