Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

‘BROWSERS’ REFORMULADOS FACILITAM NAVEGAÇÃO

Especialistas informáticos da Universidade de Canterbury, em Christchurch, Nova Zelândia, estão a desenvolver formas de tornar os browsers de acesso à Internet mais eficientes, garantindo uma utilização mais fácil.
22 de Janeiro de 2003 às 20:37
Uma das primeiras alterações em estudo é a reformulação do botão “Back”. Segundo o especialista Andy Cockburn, em declarações prestadas à BBC, a maioria das pessoas interpreta de forma errada a utilização desta ferramenta. Segundo ele, os utilizadores julgam que o “Back” fornece acesso a todas as páginas onde estiveram anteriormente, quando, pelo contrário, apenas dá acesso a um subconcjunto das páginas recentemente consultadas.

A equipa neo-zelandesa está a testar um programa de software para browsers de internet baseado numa historia linear completa de todas as páginas visitadas durante o período em que o utilizador está em navegação.

Ambos os sistemas, um browser tradicional e o novo conceito linear, foram testados por um grupo de voluntários mas os resultados não foram conclusivos para a equipa de especialistas informáticos, imdedindo-os de definir qual seria o sistema mais apropriado para ser adoptado pelos produtores.

Neste sentido, a equipa de investigadores está a estudar a possibilidade de tornar o menu “Back” mais eficiente através da associação de pequenas imagens representativas das páginas visitadas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)