Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Cada consumidor afetado pela TDT recebe 42 euros

Associação do consumidor pediu indemnização milionária à autoridade das comunicações e identificou um milhão de prejudicados pela TV digital
20 de Novembro de 2013 às 14:30
Deco recebeu mais de seis mil queixas de consumidores sobre Televisão Digital Terrestre
Deco recebeu mais de seis mil queixas de consumidores sobre Televisão Digital Terrestre FOTO: Istock Photo

A Deco quer devolver 42 euros a cada um dos consumidores afetados por danos na transição do sinal analógico para a Televisão Digital Terrestre (TDT). Isto se o tribunal der razão à ação que interpôs contra a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) e na qual pede 42 milhões de euros de indemnização para compensar um milhão de pessoas.

"O juiz é que decide, mas sim, será esse valor [42 euros]) a ressarcir ao consumidor por danos causados na mudança para a TDT", confirma ao CM Graça Morais, da Associação para a Defesa dos Consumidores. A responsável explica ainda que Deco chegou ao valor de 42 milhões com base nas queixas que acolheu e que se referem, por exemplo, "à compra de descodificadores que afinal não dão; pagamento a técnicos para instalação de equipamento; gastos com antenas, entre outras despesas."

A ação contra a Anacom visa não só ressarcir os consumidores dos gastos incorridos na migração para o digital, mas também de outros incómodos que se encontram descritos nas queixas que chegam à Deco desde novembro de 2011. "Muitas das queixas ainda são sobre a falta de qualidade do serviço da TDT", diz a responsável.

A associação, como o CM já revelou, recebeu, até final de outubro, 6147 denúncias que se referem sobretudo à má qualidade da imagem e receção do sinal, sendo que 10% das queixas são sobre a ausência do sinal TDT.

Entretanto, a PT, após ações de monitorização da Anacom, instalou 80 novos emissores.

TDT DECO consumidores danos transição Anacom indemnização queixas Televisão Digital Terrestre
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)