Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
1

Câmara continua guerra dura ao JN

O ‘site’ da Câmara Municipal do Porto continua a apostar numa política sistemática de ataque ao ‘Jornal de Notícias’ e ao seu director, Leite Pereira, a quem não perdoa nada.
14 de Junho de 2006 às 00:00
Rui Rio ataca no ‘site’ da Câmara o director do ‘JN’,  Leite Pereira
Rui Rio ataca no ‘site’ da Câmara o director do ‘JN’, Leite Pereira FOTO: Jorge Godinho
Em entrevista concedida ao CM, Rui Rio admitiu que esses “esclarecimentos” no ‘site’ da Câmara estão a ser feitos sob a sua responsabilidade, para que “se perceba o ridículo” da situação e se informe os munícipes quanto aos verdadeiros factos. E o que é certo é que não têm faltado notícias, algumas em tom bastante irónico, contra Leite Pereira e o jornal e que fazem do ‘site’ da Câmara algo realmente único em Portugal.
A última notícia publicada no ‘site’ refere-se à entrevista do ‘JN’ ao Presidente da República, publicada a 10 de Junho, feita por escrito e sem contacto pessoal entre jornalista e entrevistado. Esse facto foi aproveitado, anteontem, para lembrar que o ‘JN’ acusou Rio de “censura”, quando este afirmou em Novembro só dar entrevistas por escrito à Comunicação Social.
A recente requalificação da Baixa do Porto também deu que falar no ciberespaço. A Câmara acusou Leite Pereira de “falta de respeito pela cidade”, devido à “má imagem que passou aos leitores na notícia publicada”, nomeadamente na machete escolhida. O ‘site’ da Câmara, nestas críticas que levam já meses, chega ao ponto de, em comentários sobre notícias do jornal, citar “fontes próximas do ‘JN’”...
Acusado de “fraca qualidade jornalística” e de “óbvia intenção política contra a Câmara do Porto”, Leite Pereira “prefere não comentar” nada sobre este caso, como disse ontem ao CM.
PÉROLAS DO SITE DA CM PORTO
PROGRESSO
Ontem o ‘site’ sublinhava o “assinalável progresso na formação político-democrática de Leite Pereira”, por ter aceite uma entrevista por escrito de Cavaco Silva, quando o jornal reagira “crispado” a uma decisão de Rui Rio de fazer o mesmo.
LÂMPADA
“A direcção do ‘JN’ desconhece que no momento em que a luz se acendeu em toda a Av. dos Aliados havia uma lâmpada fundida. Fontes próximas do ‘JN’ atribuem a responsabilidade ao jornalista de serviço que (...) inviabilizou um destaque editorial.”
CARTILHA
“É difícil descortinar o rendilhado político-filosófico de Leite Pereira sobre as sete virtudes capitais da cartilha ideal para bem gerir o Porto. No fundo da sua alma comentarista vislumbra-se a silhueta de um inigualável arauto deste regime.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)