Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Canais entram na festa de Natal

Se na TVI as novelas, e algum cinema, continuam a pautar as grelhas, na SIC a aposta é nos filmes. Mas é na RTP 1 que a festa natalícia mais faz mudar a programação.
24 de Dezembro de 2009 às 00:00
Fernando Mendes e José Carlos Malato
Fernando Mendes e José Carlos Malato FOTO: Bruno Colaço

Na véspera de Natal a SIC exibe ainda ‘Os Feiticeiros de Waverly Place’ e a RTP 1 ‘Antes do Anoitecer’.

Emissões especiais e programas que mudam de perfil para se adaptarem ao Natal assinalam a quadra na estação pública. “A programação muda substancialmente porque quisemos apostar na diversidade, na família e na solidariedade”, explica José Fragoso, director de Programas da RTP 1. Dia 24, e depois de emissões especiais de ‘Portugal no Coração’ e de ‘O Preço Certo’, às 21h00, que tem por concorrentes apenas enfermeiras, D. José Policarpo, Cardeal-patriarca de Lisboa, dá as boas-festas aos portugueses. Quinze minutos depois, ‘Há Festa no Circo Chen’, com José Carlos Malato e Fernando Mendes. Diamantina, Francisco Mendes, Marta Leite de Castro, Dália Madruga, Sílvia Alberto, Carlos Alberto Moniz e João Baião são  rostos da RTP a compor a plateia e alvos perfeitos para as brincadeiras da dupla de anfitriões. Marta Leite de Castro é a primeira vítima do humor de Malato. Acompanhada pela filha, Mia, de quatro anos, a apresentadora de ‘Só Visto’ revela que há “20 anos não ia ao circo” e que esta é a primeira vez “que a filha assiste a um espectáculo destes”. Hilariante é a troca de ‘insultos’ entre  Malato e Baião.

O actor e co-apresentador de ‘Portugal no Coração’ gostava de ver Malato a “fazer de foca amestrada como tão bem sabe”. O apresentador de ‘Jogo Duplo’ responde à letra: “Há muitos anos que aprendi contigo”. E será assim, ao longo de mais de duas horas, os apresentadores ora vestidos de Pai Natal, ora de xeique das Arábias, proporcionam momentos de  humor num espectáculo onde, a par dos números circenses, também a música tem o seu lugar. No dia 25, na RTP 1, a missa (11h00) assinala o dia de Natal. Segue-se, às 12h30, a Bênção Urbi et Orbi Natal. Às 14h15 é tempo de cinema. Às 21h00, depois da mensagem de Natal do primeiro-ministro ao País, vai para o ar mais uma emissão do ‘Jogo Duplo Especial’ com um novo apresentador: Fernando Mendes que troca com José Carlos Malato, um dos concorrentes em jogo nessa noite.

Os habituais protagonistas do programa, José Carlos Malato, Joana Teles, Augusto Fernandes, Ana Galvão e o convidado especial Alexandre Simas passam para o banco dos réus. Fernando Mendes veste o fato preto de Malato e passa a comandar o jogo. Joana Teles será substituída por um Miguel Vital muito feminino. “Nesta altura fazemos sempre um programa para nos divertirmos. Se calhar vou levar alguma bandeirinha da junta de freguesia para brincar”, diz Fernando Mendes. Apesar de se tratar de uma brincadeira, José Carlos Malato sentiu o peso da responsabilidade. “Estou um bocado apreensivo. O meu maior terror é quando sair ter que encontrar o Miguel, que é a Joana Galvão. Se calhar vou fingir que tenho uma bruteleija e que estou cheio de comprimidos e que não consigo responder”. Já Fernando Mendes encara a experiência como uma brincadeira e se o nervosismo atacar ele sabe bem o que fazer: “Se me vir aflito direi que já fui feliz em qualquer lugar”.

Neste Natal, a SIC estreia 'O Formigueiro' com Marco Horácio. Trata-se de um formato de humor com Miguel Rocha, Paulo Silva, Gustavo Arouca, André Henriques e Joana Cruz. Segundo Marco Horácio, ele será apenas o apresentador que vai moderar o tempo entre as rubricas destes actores. ‘O Formigueiro’ é  composto por apenas dois episódios, um irá para o ar dia 22, e o outro no dia 29 ou 30 de Dezembro. Em jeito brincalhão, Marco Horácio diz que “este é um programa onde se pode esperar nada de jeito”. Baseado num original espanhol, o formato vai contar com a presença de convidados que serão envolvidos nas experiências científicas e nas diversas acrobacias que animam o programa. Em 2009 'O Formigueiro' foi premiado como o melhor programa de entretenimento.
Na TVI, e à semelhança da SIC, a quadra natalícia traz poucas mexidas na programação. Bernardo Bairrão, administrador da TVI, assinala a aposta no “grande cinema”. Luís Cunha Velho, director e coordenador de Programas, reforça: “Neste Natal os telespectadores vão poder ver bom cinema, grandes títulos que irão surpreender”.

No dia 24, a estação exibe as novelas habituais: 'Deixa que te Leve' e 'Meu Amor' e, pelas 03h45, o canal transmite, em diferido, a mensagem do Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José, e no dia 25, às 11h00, a mensagem de Natal Urbi et Orbi. Segue-se a missa da Sé Patriarcal de Lisboa. 'O Reino Proibido' é um dos muitos filmes que animam a grelha. *com Andrea Pinto e Teresa Oliveira

COMÉDIA E ANIMAÇÃO PREDOMINAM: PROPOSTAS DE CINEMA

Ainda no mesmo dia, mas na TVI, serão emitidos 'Alvim e os Esquilos' e 'O Reino Proibido'. 'Feliz Madagáscar' e 'Kung Fu Panda: Os Segredos dos Cinco Sensacionais' são algumas das propostas da SIC para o dia de Natal e a TVI aposta em 'O Sexo e a Cidade'. 'Jack Frost' é emitido na RTP 2 e 'Mickey Blue Eyes' passa na RTP 1.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)