Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Canais generalistas em pacto histórico

Os três canais generalistas – RTP, SIC e TVI – assinam hoje, no Salão Nobre do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, um acordo de auto-regulação. O acordo visa, única e exclusivamente, a área da programação, sobretudo no que toca à classificação por faixa etárias dos programas a exibir nas estações de sinal aberto.
13 de Setembro de 2006 às 00:00
Num comunicado emitido, em simultâneo, pelos três canais, adianta-se que este acordo irá ainda abranger várias áreas da vertente de programação, como horários, promoções e conteúdos, assinalando a abertura no diálogo entre RTP, SIC e TVI, onde o grande beneficiado será o público.
A classificação da programação já tinha sido alvo de uma tentativa de negociação entre os canais, mas a TVI antecipou-se e, em meados de Setembro do ano passado, pôs no ar um sistema que José Eduardo Moniz, director-geral da Quatro, descreveu na altura como “inovador”. O objectivo passava pela protecção dos telespectadores, em especial os mais jovens, relativamente a alguns conteúdos.
Curiosamente, meses antes, Moniz tinha-se mostrado disponível para discutir com os outros dois operadores de televisão – SIC e RTP – estratégias relacionadas com esta matéria. No entanto, segundo Manuel Fonseca, na altura director de Programas da SIC, a ideia teria partido do canal de Carnaxide. “Tivemos o prazer de dirigir à TVI uma proposta para que, conjuntamente, os três operadores passassem a inserir informação etária no início de cada filme”, lembrou, na ocasião, ao nosso jornal, sublinhando que “a SIC está, há muito, pronta para o fazer e, embora preferíssemos que esta fosse uma acção simultânea dos três operadores, vamos desencadear este processo de imediato”.
A nova sinalética em vigor, que aparece no canto superior direito do ecrã, abrange cinco escalões etários e obedece a oito critérios específicos: linguagem, nudez, sexo, violência, comportamentos imitáveis, medo, drogas/álcool/tabaco e temática geral.
O acordo será agora assinado pelo director de Programas da RTP, Nuno Santos, pelo director de Programas da SIC, Francisco Penim, e pelo director-geral da TVI, José Eduardo Moniz. Esta será a primeira vez que os três responsáveis estão presentes num evento público.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)