Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Canais vão a votos

Hoje é o dia do ‘tira-teimas’ nas urnas e também uma jornada de luta renhida entre os três canais generalistas nacionais. RTP, SIC e TVI apostam forte para captar a preferência dos seus espectadores. A fiabilidade nas projecções é também um dos objectivos que poderá destacar o canal que mais se aproximar dos resultados reais destas legislativas.
20 de Fevereiro de 2005 às 00:00
Marcelo Rebelo de Sousa, na sua primeira aparição como comentador político ao serviço do canal público, é o grande trunfo de uma emissão conduzida a partir das 19 horas por José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos. António Barreto, António Mega Ferreira e Pedro Magalhães (sociólogo e politólogo) completam o painel de comentadores e, após os primeiros resultados, António Pires de Lima (CDS), Dias Loureiro (PSD), António Filipe (PCP), António José Seguro (PS) e Fernando Rosas (BE) entram em estúdio numa edição especial de ‘Debate da Nação’.
Já na SIC, a emissão é apresentada por Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa que arrancam pelas 19 horas, em simultâneo com o canal de notícias. “É uma dupla experiente, a equipa é rodada em matérias políticas, o painel de comentadores é muito interessante e os grafismos e cenários vão ser inovadores”, promete Alcides Vieira, director de Informação da SIC, que confia na precisão de sondagens do canal, a cargo de Rui Oliveira e Costa e da Eurosondagem.
Outro ‘trunfo’ de Carnaxide é a plataforma tecnológica disponibilizada para acompanhar esta operação (Online e Portátil). Os comentadores residentes serão os elementos do painel da ‘Quadratura do Círculo’: José Pacheco Pereira, José Magalhães e António Lobo Xavier.
A SIC terá ainda duas duplas de jornalistas que asseguram os comentários, sob a orientação de Mário Crespo: Mário Bettencourt Resendes e Maria João Avillez, António José Teixeira e Nicolau Santos.
A SIC Notícias arranca uma segunda emissão assim que acabar a Noite Eleitoral na SIC, que será conduzida por Ana Lourenço e João Adelino Faria. Os comentários estarão a cargo de António José Teixeira, Luís Delgado e Martim Avillez Figueiredo e ainda Ricardo Costa e José Gomes Ferreira.
MONIZ REGRESSA À TV
Na TVI, a grande aposta é o regresso de José Eduardo Moniz, na dianteira de uma emissão duplamente especial. No mesmo dia em que Portugal vai a votos, a Quatro celebra 12 anos, desta vez de uma forma mais formal.
Numa situação semelhante à das legislativas de 2002, Moniz e Manuela Moura Guedes conduzem a emissão, que arranca pelas 19 horas, coadjuvados por Pedro Pinto e José Carlos Castro e com a colaboração do comentador Miguel Sousa Tavares e da editora de Política do canal, Constança Cunha e Sá. A Intercampus é a empresa contratada para a apresentação de sondagens e previsões.
“A grande mais-valia da TVI vai ser o painel de convidados, a força dos pivôs, o modernismo do grafismo e a grande dinâmica da emissão”, garante Monteiro Coelho, director de Relações Públicas da Quatro. Assim, os convidados em estúdio são Jorge Coelho (PS), Nuno Morais Sarmento (PSD), Ruben de Carvalho (CDU), Luís Nobre Guedes (CDS) e Ana Drago (BE).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)