Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

CANAL PARLAMENTO PODE TER PARCERIA COM RTP

O deputado do PSD, Campos Ferreira vai propor ao ministro da Presidência, Morais Sarmento, uma parceria entre o Canal Parlamento e o futuro Canal Sociedade (actual Canal 2 da RTP), com base na troca de conteúdos. As ideias do deputado social-democrata estão a ser ultimadas e o projecto deverá estar pronto dentro de três semanas. O presidente da Assembleia da República, Mota Amaral, já tem conhecimento do projecto.
7 de Fevereiro de 2003 às 00:00
“Esta parceria tem todo o cabimento”, referiu o parlamentar ao CM, lembrando o espírito do novo formato do Canal 2. Na prática, o que se pretende é a oferta de produções do próprio Canal Parlamento que estão a ser delineadas. Dentro de dois meses deverá arrancar o projecto do referido canal com programação própria e dois pivôs de serviço.

Mas que tipo de programação pode oferecer o canal, além dos trabalhos das comissões e do Plenário? Campos Ferreira sublinha que é necessário contar a história da Assembleia Constituinte, no período pós 25 de Abril, mostrar o património do Parlamento e explicar, a título informativo, como funciona o sistema legislativo. Ora, estas matérias também podem ser emitidas no Canal Sociedade. E as parcerias são necessárias, até porque, para elaborar um trabalho sobre a Constituinte, é fundamental o espólio da RTP das imagens da época. As barreiras financeiras deste género de programação poderiam ser ultrapassadas pela troca de conteúdos. O deputado lembra ainda que há uma lacuna de informação sobre o funcionamento da União Europeia e que poderia ser colmatada com este projecto. Resta saber se o ministro o aceitará.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)