Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Capital e Comércio em risco

O futuro dos jornais ‘A Capital’ e ‘O Comércio do Porto’, da Prensa Ibérica, poderá passar pela venda e, caso não existam compradores, podem fechar as portas.
24 de Julho de 2005 às 00:00
‘A Capital’ e ‘O Comércio do Porto’ (na foto), propriedade da Prensa Ibérica
‘A Capital’ e ‘O Comércio do Porto’ (na foto), propriedade da Prensa Ibérica FOTO: Luís Lopes
Confrontado pelo CM com esta eventualidade, noticiada ontem na Imprensa, António Matos, director-geral e administrador do grupo espanhol, desmente mas deixa em aberto que “nenhum cenário está afastado”. Afirmando “não fazer conjecturas”, acrescenta, porém: “Não estou na cabeça dos accionistas, mas há sempre um cenário, para qualquer investidor, de abandonar um negócio quando este não corre bem, e depois de todos os esforços”.
Para Rogério Gomes, director do título nortenho, “só posso lamentar, caso se verifique a venda ou o fecho. A venda seria sempre uma hipótese mais favorável mas não estou em condições de comentar porque não falei directamente com a administração”.
O director, que ontem se encontrava de férias, relembra, no entanto, que houve uma “subida nas vendas e, em vários concelhos do Grande Porto, o jornal está a lutar pela segunda posição”. Quanto aos resultados da Associação Portuguesa de Controlo de Tiragens (APCT), que assinala uma quebra de vendas no primeiro trismestre do ano de 3,8% (em relação a período homólogo de 2004), Rogério Gomes alerta que estes resultados ainda não traduzem a receptividade dos leitores à mudança gráfica do jornal (ocorrida em Março de 2004).
‘A Capital’, segundo a APCT, registou uma queda nas suas vendas na ordem dos 8,8%, nos primeiros três meses do ano, face ao mesmo período de 2004. O CM tentou falar com Paulo Narigão Reis, director interino do jornal, mas sem sucesso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)