Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

CARLOS FINO EDITA 'A GUERRA EM DIRECTO'

"São os conflitos revisitados pela memória", assim define o autor a sua obra. O autor é Carlos Fino, jornalista da RTP presente em vários palcos de guerra. A obra, o livro 'A Guerra em Directo', é apresentada na próxima segunda-feira, dia 3 de Novembro, no Hotel Sheraton, em Lisboa.
27 de Outubro de 2003 às 00:00
Sem se tratar de um diário de guerra, o autor admite tratar-se de "uma descrição algo romanceada" de três dos conflitos por onde passou.
Afeganistão, Médio Oriente e Iraque servem de pano de fundo às "histórias por detrás das reportagens" que desfilam em 'A Guerra em Directo'.
Com introdução do general Loureiro dos Santos – "que contextualiza, do ponto de vista estratégico, os cenários" –, o livro será apresentado por Marcelo Rebelo de Sousa, ex-colega da faculdade de Direito do autor e "um grande comunicador".
As livrarias esperam os leitores com uma compilação das histórias que podem interessar simultaneamente "ao grande público e aos profissionais e estudiosos da comunicação social”, antecipa o jornalista, não escondendo a preferência para que o seu livro seja encarado como uma "reflexão teórica do jornalismo".
Afinal, além das "contingências das reportagens em palcos bélicos e do contexto dos conflitos", 'A Guerra em Directo' lança o repto, questionando o papel dos jornalistas - "Somos missionários da verdade ou peregrinos sem fé?".
Fino foi um dos jornalistas portugueses presentes na guerra do Iraque e, com ele, via videofone, a RTP mostrou as primeiras imagens mundias do ataque norte-americano.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)