Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Carmona salva RTP no caso Fernandes

Carmona Rodrigues acabou por salvar a RTP no caso Sá Fernandes. O presidente da Câmara Municipal de Lisboa aceitou participar num formato especial do ‘Prós e Contras’ de anteontem, ‘um contra todos’, ou seja, debateu com os vereadores da oposição: Manuel Maria Carrilho, Maria José Nogueira Pinto, Rúben de Carvalho e o bloquista, que, inicialmente, fora convidado para estar na plateia.
13 de Dezembro de 2006 às 00:00
A RTP, segundo José Sá Fernandes, “recuou”, ao convidá-lo para estar no ‘plateau’, depois de o Bloco de Esquerda (BE) se insurgir contra o facto de, inicialmente, a TV pública lançar o desafio ao vereador para participar no debate sobre Lisboa a partir da plateia. O BE, de resto, chegou a ameaçar com uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), baseando-se na “parcialidade, distorção e censura” da RTP, como afirmou Francisco Louçã.
O presidente da Câmara alfacinha acabou por resolver o problema à TV do Estado, a qual refuta o “recuo”, como diz Fátima Campos Ferreira, a apresentadora do programa das segundas-feiras. “Sempre encarei várias hipóteses” de formato, face à delicadeza do tema em discussão”, sublinha a jornalista, não explicando, porém, se a RTP tinha os diferentes cenários em carteira antes do protesto dos bloquistas.
Carmona Rodrigues aceitou, sem pestanejar, o repto que lhe lançou Fátima Campos Ferreira. “Perguntei-lhe se aceitava enfrentar os vereadores da oposição” e o edil lisboeta “disse que não via problema”, explica a moderadora, que, então, se decidiu por um modelo “excepcional. Portanto, não houve recuo”, enfatiza.
O ‘Prós e Contras’, recorde-se, já foi alvo de uma queixa do PSD na ERC. Em causa esteve o debate sobre o Orçamento do Estado. Os sociais-democratas não participaram, considerando a ausência discriminatória.
TRÊS MIL HORAS EM PORTUGUÊS
A RTP vai transmitir cerca de três mil horas de programação em português durante 2007, ano em que comemora as bodas de ouro, apostando em ficção, entretenimento, documentários e grandes eventos, anunciou anteontem a estação na apresentação da grelha, que juntou inúmeros dos seus rostos.
O objectivo é positivo, segundo o especialista em TV e um dos principais estudiosos do serviço público de televisão, Francisco Rui Cádima, o qual espera, contudo, que, depois, em 2008, “não seja um ano de ressaca”. Já para Janeiro, a RTP promete ‘Aqui Há Talento’, com o regresso em pleno de Sílvia Alberto. ‘Paixões Proibidas’ e o ‘remake’ da primeira novela portuguesa, ‘Vila Faia’, marcam a ficção. Quanto ao humor, o ‘Contra Informação’ passará ao formato semanal (ver lista). Em 2007, haverá também grandes séries, nomeadamente ‘Prision Break’ e ‘The Unit’.
PROGRAMAÇÃO PARA 2007
FICÇÃO
Paixões Proibidas
O Testamento
Conta-me (Março)
O Último Tesouro
Vila Faia (‘remake’)
CINEMA
Alice
Odete
A Filha
O Quinto Império
Mulher Polícia
Vanitas ou o Outro Mundo
TELEFILMES
A Ilha dos Escravos
Nome de Código: Sintra
DOCUMENTÁRIOS
Portugal, Um Retrato Social
Guerra Colonial
Portugal de...
Mª Estefânea no Movimento Nac. Feminino
As Invasões Francesas
A ida da corte portuguesa para o Brasil
Mariza
ENTRETENIMENTO
Dança Comigo
lOperação Triunfo
Aqui Há Talento
Espectáculo 50 Anos (A Caminho do Futuro)
Diáspora
Marchas de Lisboa
Especial São João
Dia Mundial dos Avós
Festival da Canção
Especial Mariza
Especial Rui Veloso
Novas Divas do Fado
Grande Noite do Fado
Tributo a Amália
Gala do Pirilampo Mágico
Portugal Azul – Expo RTP Ao Vivo
Amores Perfeitos
Gato Fedorento
Contra Informação
FORMATIVOS/GRANDES DEBATES
Prós e Contras
O Mundo Aqui
Centro de Saúde
Cuidado com a Língua
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)