page view

‘Casa’ da TVI pirateada

Jogos de futebol e o reality show da TVI são os conteúdos favoritos. Associações querem obrigar operadores a aplicar filtros que impeçam partilhas.

08 de dezembro de 2013 às 17:15

A guerra à pirataria na internet não tem fim, com os jogos de futebol e ‘Secret Story' a liderarem as preferências dos piratas. Este ano já foram removidos mais de 20 mil ‘links', revela ao CM Paulo Santos, presidente da Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP) e diretor-geral da Associação para Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores (GEDIPE).

O reality show da TVI e os jogos emitidos pela Sport TV estão no topo dos produtos alvo de pirataria, que se estende ainda a jogos de computador e também "a filmes, sobretudo que ainda nem sequer estrearam no cinema", conta o responsável.

Por tudo isto, é pretensão destas associações avançarem, até ao final do ano, com uma providência cautelar no Tribunal da Propriedade Intelectual (TPI). Trata-se de um processo conjunto da FEVIP, GEDIPE e MAPINET que visa obrigar os operadores e outras empresas que providenciam ligações à internet a aplicarem filtros tecnológicos que impeçam o acesso aos sites de partilha e ‘streaming' de vídeos mais populares em Portugal. "O Pirate Bay é um dos que pretendemos bloquear", revela.

Paulo Santos sublinha, no entanto, que se trata de um processo complexo, mas garante que esta é uma guerra sem fim. Este responsável chama ainda a atenção para a questão dos direitos de autor, também violados pelos piratas na internet.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8