Este processo terá carácter de obrigatoriedade, nomeadamente no que se refere à desmontagem da totalidade das antenas existentes, segundo um edital da autarquia, presidida por José Estevens, que se encontra em fase de consulta pública. Os custos serão suportados pela câmara.
Os trabalhos de implementação da rede por cabo já estão terminados e vai ser agora feita a ligação às casas. As respectivas taxas também serão suportadas pela autarquia, bem como os equipamentos colectivos e individuais necessários à disponibilização de quatro canais portugueses (RTP 1, RTP 2, SIC e TVI) e cerca de 2o espanhóis.
No total, a autarquia investirá um valor a rondar os 100 mil euros, sendo os trabalhos de remoção das antenas realizados ao longo dos próximos meses.
A autarquia salienta os investimentos de vulto que tem vindo a efectuar na recuperação do património histórico da sede de concelho. Nessas intervenções, houve sempre a preocupação de eliminar as infra--estruturas aéreas, como forma de valorização paisagística.