page view

Casal em risco de perder sonho de uma vida

No próximo domingo, Ljubomir Stanisic tenta salvar restaurante que já foi um sucesso nos anos 90.

15 de abril de 2017 às 17:09

Mais uma pizzaria em risco de fechar. No próximo ‘Pesadelo na Cozinha’, Ljubomir Stanisic visita o Tomate, um restaurante italiano em Espinho que foi um sucesso na década de 90. Contudo, nos últimos 20 anos as pizzarias invadiram a região e o espaço não acompanhou essa evolução, afastando-se cada vez mais das suas raízes. O chef tem de perceber o que levou os clientes a fugirem e porque é que o proprietário desistiu de apostar no espaço.

Os anos 80 e 90 foram muito felizes para Edmundo e Rosário. O casal fazia o que mais gostava: viajar pelo Mundo. E foi dessa paixão mútua que nasceu um ‘filho’ há muito desejado: um restaurante italiano. Quando abriu, o Tomate era uma novidade da zona Norte do País e faziam-se viagens longas especialmente para comer neste restaurante de Espinho que oferecia iguarias italianas como pizzas e massas deliciosas.

Mas os anos passaram, outras pizzarias abriram, e o Tomate ficou parado no tempo. Hoje, o restaurante não tem clientes e precisa de uma ação urgente para voltar a faturar.

Edmundo é o proprietário. Rosário nada tem que ver com o restaurante, mas está obviamente preocupada com o declínio do estabelecimento. A cozinheira, Filipa, acompanha o projeto há 13 anos, mas há quatro que procura outro projeto para a sua vida. Lamenta que este restaurante esteja "morto".

Filipa divide a cozinha com Ivan, o pizzaiolo. Ambos lamentam a desorganização e as más condições em que trabalham diariamente. O restaurante conta ainda com a ajuda de copeiros, que lavam, cozinham e sofrem na pele a decadência do espaço. A mais recente contratação é Rui, um empregado de mesa pouco experiente mas muito confiante no projeto do Tomate.

Ljubomir Stanisic tem como missão recuperar o charme original do Tomate e fazer com que as pessoas voltem a procurar o local que é considerado "o mais tradicional restaurante italiano de Espinho". Além da mudança de imagem, também é preciso voltar a apostar em ingredientes frescos e típicos da cozinha italiana.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8