Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

CHEGOU O ABC DO TELEMÓVEL

A utilização generalizada de computadores e telemóveis deu origem ao "Dicionário para chat, SMS e e-mail", que chega esta semana às livrarias.
10 de Abril de 2003 às 00:00
O SMS tem cada vez mais adeptos
O SMS tem cada vez mais adeptos FOTO: José Barradas
O livro de bolso, editado pelo Centro Atlântico, resulta de um trabalho de recolha realizado ao longo de dois anos por Joviana Benedito, professora de Português e Francês e estudiosa das linguagens específicas das comunidades virtuais.
Como professora de português, habituada a ensinar a escrever "certinho e direitinho", Joviana Benedito não vê neste tipo de linguagem "uma ameaça" à língua portuguesa.
"É apenas um código", explica a autora, lembrando "outros códigos de utilização específica, como por exemplo o morse".
Embora considere que este dicionário é um auxiliar para todos os utilizadores de telemóveis e Internet, Joviana Benedito está consciente de que os "grandes consumidores" do livro deverão ser jovens da chamada "geração do polegar".
Ao longo de 144 páginas, o dicionário mostra várias formas de :-) (sorrir), :-) @ (-: (abraçar), ser gentil enviando rosas, com e sem espinhos, @ > -- > --, @ > - -- e expressar estados de espírito > _ < (furioso) ou :o (admirado). O dicionário "ensina" a formular convites, demonstrar alegrias e tristezas, falar de "hobbies", ou de sexo, além de apresentar páginas de exercícios com soluções.
Quer esteja ou não familiarizado com este tipo de linguagem, aceite o desafio de traduzir a mensagem, em que foram "poupados" 26 caracteres: Sj H ou mlher n ZzZz fiq ( . ) ( . ) na net e tlm (seja homem ou mulher não durma sobre o teclado, fique de olho na Internet e no telemóvel).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)