Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

Cidadãos entregam 503 mil euros por dia à RTP

Fatura anual para financiar a RTP vai atingir os 36,25 euros.
Hugo Real 18 de Outubro de 2016 às 03:00
Gonçalo Reis, presidente da RTP, e Luís Castro Mendes, ministro da Cultura, que tutela o grupo público de rádio e TV
Gonçalo Reis, presidente da RTP, e Luís Castro Mendes, ministro da Cultura, que tutela o grupo público de rádio e TV FOTO: Vítor Mota
O Grupo RTP deverá ter no próximo ano receitas totais de 235,8 milhões de euros, segundo dados presentes no Orçamento do Estado para 2017, um aumento de 1,7 milhões em comparação com o previsto para este ano, que se fixou nos 234,1 milhões. Este valor significa que, em média, a empresa pública terá 646 mil euros para gastar por dia, mais cinco mil euros do que em 2016.

A grande fatia das receitas da RTP no próximo ano advém da Contribuição sobre o Audiovisual (CAV), que vai dar ao grupo público 183,7 milhões de euros (503 mil euros diários), uma subida de 3,5 milhões face ao valor previsto para este ano (mais dez mil euros diários).

Recorde-se que o Governo fixou o valor da CAV em 2,85 euros mensais (a que acresce 6% de IVA, colocando o total em 3,021 euros/mês, ou 36,25 euros anuais por cada cliente), que são pagos diretamente na fatura da eletricidade. Já quem tem tarifa social paga cerca de 1 euro mensal.

As contribuições públicas vão totalizar 77,9% do total de receitas da empresa de rádio e televisão (mais 0,9 pontos percentuais do que em 2016). Os outros proveitos da RTP, nos quais se incluem os ganhos com publicidade e distribuição de canais, entre outros, serão de aproximadamente 52,1 milhões de euros, uma quebra de 1,8 milhões face a este ano.

Contas feitas, com as receitas comerciais, a empresa pública terá mais 143 mil euros por dia. Ou seja, somando as receitas públicas com as comercias, atingimos o valor de 646 mil euros diários.
RTP Orçamento do Estado Contribuição sobre o Audiovisual televisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)