Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

CLARA VOLTA A USAR THE NEW YORKER

A revista ‘Visão’ decidiu suspender a colaboração semanal com Clara Pinto Correia – que já está ao corrente da decisão – cujas duas últimas crónicas foram parcialmente tiradas de artigos de dois colunistas da revista norte-americana “The New Yorker”.
7 de Fevereiro de 2003 às 00:00
Contactada pelo CM, Cláudia Lobo, directora-adjunta da revista, deu conta da decisão: “A direcção reuniu-se e decidiu suspender a publicação das crónicas semanais de Clara Pinto Correia”.

De acordo com o comunicado enviado à nossa redacção, a ‘Visão’ explica que “esta medida contou com o apoio do Conselho de Redacção da revista, que esclarecerá os seus leitores sobre este assunto na sua próxima edição”. Ou seja, no dia 13, quinta-feira.

A crónica que ontem saiu na página que habitualmente assina subordinada ao título “A deriva dos continentes”, Clara Pinto Correia também se inspira num artigo da mesma revista, desta vez de autoria de Hendrik Hertzberg, datado de 13 de Janeiro. “O Eixo do Mal” é o tema desta crónica que é traduzida em 50 por cento de um artigo chamado “Axis Praxis”.

Na semana passada Clara Pinto Correia, autora incontestável de livros como “Adeus Princesa”, “O Ovário de Eva” ou “Domingo de Ramos”, assinou a crónica com o título “O Castelo”, cópia perfeita de um artigo publicado na “The New Yorker” no dia 10 de Janeiro, cuja autoria pertence ao colunista David Remnick.

Alguém terá detectado este facto e comparado ambos os artigos até concluir que um era a cópia do outro.
Clara Pinto Correia já admitiu o erro publicamente e garante: “Não há mais nenhuma crónica plagiada. O que aconteceu foi uma distracção”.

Neste momento, a escritora e professora universitária tem um livro preparado para sair para os escaparates com a chancela da Oficina do Livro. O problema é que a obra tem como base as crónicas de Clara Pinto Correia para a Revista “Visão”.

O CM tentou chegar à fala com algum responsável da editora mas tal não foi possível.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)