Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
9

CM reforça liderança e ganha mais leitores

O CM é o jornal preferido dos portugueses e o mais vendido em banca, confirmam os dados divulgados pela Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT).
30 de Abril de 2010 às 00:30
O ‘Correio da Manhã’ é o jornal mais lido em Portugal
O ‘Correio da Manhã’ é o jornal mais lido em Portugal FOTO: Jorge Paula

Nos dois primeiros meses do ano, e apesar da crise instalada, o diário da Cofina vendeu uma média diária de 122 992 exemplares, o que representa uma subida de 9129 jornais face ao mesmo período do ano anterior.

Em segundo lugar na lista de jornais e revistas de informação mais vendidos surge o semanário ‘Expresso’, da Impresa, com a média de 104 908 exemplares vendidos por edição (menos 382 jornais do que em Janeiro e Fevereiro de 2009).

O ‘Jornal de Notícias’, da Controlinveste, é o terceiro mais vendido, com uma média diária de 87 041 jornais, mas perdeu 14 246 exemplares face ao mesmo período do ano anterior. Logo a seguir destaca-se o desportivo ‘Record’, da Cofina, com uma venda em banca de 65 779 exemplares por dia. ‘O Jogo’ surge em nono lugar, com uma média de27 261 jornais por dia.

Um dos títulos cujas vendas também aumentaram foi o semanário ‘Sol’, da Newshold, que vendeu 59 128 exemplares por edição (mais 22 395 do que em 2009). As revistas ‘Visão’, da Impresa, e ‘Sábado’, da Cofina, venderam respectivamente 52 778 e 49 612 exemplares por edição. Em queda estão o ‘Diário de Notícias’ (29 688 jornais por dia) e o ‘Público (25 899 jornais vendidos por edição).

CM VALE 42,4% DO MERCADO 

Os números de vendas em banca dos seis jornais diários de difusão nacional atribuem ao CM uma quota de 42,4% do mercado. Isto corresponde em sextos a duas partes e meia. O segundo maior título, o ‘JN’, tem 30,0%, o que não chegaa dois sextos.

O mercado dos diários nacionais soma perto de 290 mil exemplares vendidos por dia . Com menos de um sexto do global estão, segundo as médias de 2010 da APCT, os jornais ‘DN’, que regista 10,2%, o Público com 8,9%, o ‘24 Horas’ com 5,6% e o ‘i’ com 2,7%.

Relativamente aos mesmos títulos em 2009, verificou-se uma contracção de 11,7% com perda de vendas de 38 632 jornais por dia.

 

PORMENORES

SUBIDA 

O CM iniciou o ano de 2010 a subir. Em Janeiro vendeu em banca 121 230 jornais por dia e em Fevereiro 124 879.

CIRCULAÇÃO PAGA 

O CM lidera também na Circulação Paga, que às vendas em banca soma as assinaturas e as vendas em bloco, com uma média diária de 125 476 exemplares em Janeiro e Fevereiro de 2010.

‘24 HORAS’ EM QUEDA 

Em queda acentuada está o diário ‘24 Horas’, que em Janeiro e Fevereiro perdeu 17 139 exemplares face ao ano anterior. Nos dois primeiros meses de 2010 o diário vendeu apenas 16 356 jornais por dia.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)