Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Comunicação social recebe menos 19%

As indemnizações compensatórias para o sector da comunicação social, que inclui RTP e Lusa, vão sofrer um corte de 19 por cento, para 111,8 milhões de euros, segundo a proposta de Orçamento do Estado para 2012 divulgada esta segunda-feira.
17 de Outubro de 2011 às 19:39
RTP vai sofrer plano de reestruturação
RTP vai sofrer plano de reestruturação FOTO: Pedro Catarino

De acordo com o documento entregue na Assembleia da República, no próximo ano os subsídios e indemnizações compensatórias para a comunicação social, incluídas nas despesas excepcionais do Ministério das Finanças, vão sofrer um corte de 19 por cento. O valor estimado para as indemnizações compensatórias para o sector este ano é de 138,6 milhões de euros.  

Em termos de políticas para a comunicação social, o Governo liderado por Passos Coelho refere que será dada "particular atenção às mudanças em curso", nomeadamente a introdução da Televisão Digital Terrestre (TDT), cujo calendário será cumprido, "de forma a garantir que não há cidadãos excluídos".  

Por outro lado, "o Governo acompanhará, a partir de um novo registo de posicionamento do Estado, tanto ao nível do grupo da RTP como da Lusa, os planos de reestruturação em curso em respeito pelo princípio de manutenção de um serviço público de meios de comunicação social redefinido à luz das realidades atuais", quer societário, quer tecnológico.  

O grupo RTP, adianta o documento, será reestruturado com o objectivo de "realizar uma forte contenção de custos operacionais no decurso de 2012". 

A meta é reduzir "significativamente o esforço financeiro dos contribuintes e criar as condições necessárias para o processo de alienação de um canal de televisão público que assegure total respeito pelas regras e condições do mercado", refere.

rtp lusa comunicação social governo orçamento de estado
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)