Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Concurso didáctico nos serões da RTP

Formato exigente e familiar vai estar no ar durante 80 dias.
2 de Setembro de 2005 às 00:00
Concurso didáctico nos serões da RTP
Concurso didáctico nos serões da RTP FOTO: Jorge Paula
"É muito agradável sentir a adrenalina de um programa onde, a troco da sabedoria, as pessoas ganham dinheiro”, diz Jorge Gabriel, que ao fazer 13 anos de televisão, regressa à apresentação dos concursos, tarefa que acumula com ‘A Praça da Alegria’, na RTP 1. Cinquenta mil euros é quanto o apresentador de ‘O Cofre’ vai oferecer, de segunda a sexta-feira, ao concorrente mais bem preparado de cada sessão.
Segundo Jorge Gabriel, que apresentou ‘Roda dos Milhões’ (SIC), ‘O Preço Certo em Euros’ e ‘Quem Quer Ser Milionário’ (RTP1), o novo concurso tem duas mais-valias que o distinguem de todos os outros. “O tempo limitado que os concorrentes têm para responder às questões e a pressão que daí resulta são as grandes diferenças que este concurso apresenta. O facto de em cada sessão haver um concorrente vencedor dá também mais emoção ao concurso”, esclarece o apresentador.
Com este espaço de entretenimento “mais ligeiro e familiar” Nuno Santos, director de programas da RTP, ambiciona “chegar diariamente a uma audiência média de um milhão de telespectadores”. O passatempo, criado em Israel, terá 80 edições e arranca com oito participantes (quatro concorrentes e quatro negociadores). Os que mais dinheiro juntarem passam à segunda fase. Na terceira fase, o finalista tem dois minutos para responder a dez perguntas.
PRODUÇÃO PORTUGUESA
O cenário de ‘O Cofre’ tem formato internacional, mas foi inteiramente executado por portugueses. “Nos formatos internacionais, os programas seguem o mesmo modelo, na cenografia, mecânica do jogo e estrutura do programa”, explica Tomás Martins, director de Produção.
O cenário foi montado numa semana. A restante produção levou duas semanas, “incluindo selecção dos primeiros concorrentes, produção de perguntas, guião para o Jorge Gabriel, regulamento do programa e outros ajustes”, esclarece.
PROMOÇÃO
O primeiro spot de promoção de ‘O Cofre’ – ideia do gabinete de autopromoções da RTP – passou durante o jogo Sporting/Udinese. Jorge Gabriel recorda a gravação: “Estava com ar de mau. Mas a situação vinha a propósito porque o Sporting estava a perder…”
BI
Canal: RTP 1
Estreia: 5 Setembro
Hora: 21h15
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)