Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

CONSELHO DE REDACÇÃO REUNIU ONTEM

O Conselho de Redacção (CR) do 'Diário de Notícias' ('DN') reuniu ontem para debater o caso que originou a demissão da editora-adjunta de Nacional, Graça Henriques, motivada pela decisão da direcção retirar da edição um texto sobre Santana Lopes e Álvaro Barreto, na noite de terça-feira.
20 de Agosto de 2004 às 00:00
'Diário de Notícias'
'Diário de Notícias'
O texto recordava as divergências entre os actuais primeiro-ministro e ministro de Estado, após um Congresso do PSD, em 1996. No artigo transcreviam-se frases de uma entrevista de Barreto ao 'Semanário' (de Outubro de 1996), que dizia não acreditar que "Santana Lopes tenha grandes chances de poder vir a ser no futuro líder do PSD", e da resposta de Santana, seis dias depois, num artigo de opinião publicado no 'DN', onde se mostrava "magoado e irritado."
Por considerar que "o texto em causa não é notícia" (pelo facto de as declarações serem de há oito anos e "nada mais"), a direcção reiterou em comunicado interno a sua decisão de retirar o artigo.
Na sequência da reunião referida, os membros eleitos do CR também emitiram um comunicado onde voltam a solidarizar-se com Graça Henriques. "A retirada do jornal de peças já paginadas (...) não é procedimento desejável nem reconhecível na história do 'DN'". Sobre o cargo de editor, diz ainda o comunicado, já foram feitos "sucessivos alertas à Direcção por jornalistas da secção", "desde a entrada em funções do novo editor", Manuel Freire. Dizem ainda ter colocado o cargo à disposição, depois do pedido de demissão de Graça Henriques, tendo a Direcção entendido "reiterar-lhe a confiança."
Ver comentários