Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

Contra entra no décimo ano de emissões na RTP1

'Contra-Informação’ entrou, ontem à noite, no seu décimo ano de vida. A 29 de Abril de 1999, a RTP1 recebia o programa dos bonecos que parodiam a realidade política, para não mais o retirar de grelha. “Foi o único programa que se manteve em horário nobre ao longo de tantos anos”, frisa Mafalda Mendes de Almeida, da Mandala, a produtora que apresentou os bonecos ao País.
30 de Abril de 2005 às 00:00
O ‘Contra-Informação’ é transmitido na RTP1, sempre em horário nobre, desde há nove anos
O ‘Contra-Informação’ é transmitido na RTP1, sempre em horário nobre, desde há nove anos FOTO: Marta Vitorino
Razões para o sucesso, além do “empenho, amor e carinho de toda a equipa” – que hoje conta com 60 elementos, mais quatro dezenas do que no arranque – são os critérios de qualidade exigidos pelo canal e a constante entrada de “bonecos novos, sempre acompanhados pela actualidade dos textos”, como enumera a produtora. E mais: “O nosso principal caricaturista [o argentino Pablo Bach] é fenomenal e um dos melhores do mundo a nível de caricaturas tridimensionais”, elogia ainda.
E se em 1999, os bonecos se alinhavam nos bastidores num número de 40, hoje são já 217 protagonistas do formato de humor que anda a reboque da “convulsão política.” “A época do Santana foi aúrea, tanto para o programa como para os autores. Pena que tenha acabado, era uma fonte inesgotável de acontecimentos”, lembra, entre risos, Mafalda Mendes de Almeida, que confessa ainda: “Desde a entrada do Governo PS em vigor, está tudo mais calmo.”
Em breve, novos personagens entram em cena, num formato “gravado com cenografia virtual tridimensional”. Bento XVI, Ribeiro e Castro, Silva Pereira, Correia de Campos e Manuel Pinho são os próximos caricaturados, a par com a entrada no ‘plateau’ de um renovado ‘Coelhone’ (Jorge Coelho), “absolutamente fantástico”.
A gala dos nove anos agora cumpridos realiza-se em Junho, em data a acertar com a RTP, e além da entrega do boneco a Francisco Louçã, leiloa-se o próximo sortudo a receber o seu ‘clone’ do ‘Contra-Informação’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)