Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Convite a neonazi gera revolta contra a RTP

Condenado pela morte de Alcindo Monteiro esteve em ‘A Nossa Tarde’ por ser pai de trigémeos.
Duarte Faria 6 de Novembro de 2019 às 09:11
Tânia Ribas de Oliveira conversou com Nuno Cláudio Cerejeira sobre a experiência de ter trigémeos
Tânia Ribas de Oliveira conversou com Nuno Cláudio Cerejeira sobre a experiência de ter trigémeos FOTO: RTP
A participação de um pai de trigémeos no programa ‘A Nossa Tarde’, da RTP 1, a 24 de outubro último está a gerar polémica.

Em causa está o facto do visado ser Nuno Cláudio Cerejeira, um conhecido dirigente hammerskin, sobrinho-neto do cardeal do Estado Novo, e detido e condenado em processos que envolveram ‘cabeças-rapadas’, como a morte de Alcindo Monteiro, português de origem cabo-verdiana assassinado em 1995 em Lisboa.

A conversa conduzida por Tânia Ribas de Oliveira decorreu nos estúdios da RTP e está a gerar revolta nas redes sociais. A SOS Racismo também já repudiou a presença do neonazi no programa.

Ao CM, a RTP esclareceu que "a história do casal Cláudia e Cláudio", que "depois de vários anos a tentarem ser pais, conseguiram, sem qualquer tratamento, ter trigémeos", foi "sugerida pela Fundação Ronald McDonald, da qual Tânia Ribas de Oliveira é embaixadora".

A RTP acrescenta que "a coordenação do programa não teve conhecimento dos antecedentes criminais do pai, nem tão-pouco das convicções políticas". "Nunca o teríamos recebido se soubéssemos. Lamentamos muito o sucedido e pedimos desculpa a todos os que se tenham sentido ofendidos".

Já a Fundação Ronaldo McDonald esclareceu que "a participação desta família" no programa "teve exclusivamente como objetivo reforçar a importância da proximidade da família junto de filhos doentes" e que "a informação sobre a vida das famílias não é do conhecimento da Fundação".

O CM tentou também ouvir Tânia Ribas de Oliveira mas não obteve respostas até ao fecho da edição.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)