Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

‘Correio da Manhã’ é campeão absoluto

Com uma audiência de 11,1%, de acordo com os últimos números da Marktest, relativos ao primeiro trimestre, Janeiro/Março 2008, o Correio da Manhã mantém a liderança de audiências não apenas entre os jornais diários, como entre todo o género de publicações portuguesas diárias e semanais não gratuitas. Nos dez mais, o CM destaca-se mesmo em relação ao ‘Jornal de Notícias’ que era líder há um ano e agora aparece com 10,8, ou seja com menos três décimas do que o CM, bem como às outras publicações com maior audiência, o diário desportivo ‘A Bola’, a revista ‘Visão’, o desportivo 'Record' e o semanário ‘Expresso’
16 de Abril de 2008 às 00:30
‘Correio da Manhã’ é campeão absoluto
‘Correio da Manhã’ é campeão absoluto

Em termos relativos, o CM regista uma descida em relação aos números do ano passado, quando a presença dos gratuitos era inferior. A variação homónima, em relação aos números do primeiro trimestre de 2007, é no CM de menos duas décimas percentuais. Na concorrência diária directa, além da perda de sete décimas registada pelo ‘Jornal de Notícias’ e a níveis de audiência muito mais baixos, o ‘Público’ caiu de 4,9 para 4,1 e o ‘Diário de Notícias’ de 3,6 para 3,1.

INDICADORES REVELAM SINAL DE FUTURO

A liderança do CM na imprensa portuguesa, patente nos números de audiências agora divulgados e confirmada em termos de vendas em outras ocasiões, aponta sinais positivos quanto ao futuro deste jornal diário: conta com 117 mil leitores com menos de 24 anos e o maior número em termos de escalões etários está nos 25/34 anos, com 264 mil leitores. Seguem-se os 35/44 anos que a Marktest avalia em 185 mil.

Nos 920 mil leitores diários do CM, os homens continuam a ser mais, mas as leitoras já rondam as 366 mil na audiência média, muito superior a qualquer título concorrente directo. Em termos regionais, arrasa na zona Litoral Centro, onde vale 68% dos habitantes leitores e no Sul com 71%. Na Grande Lisboa, o CM é o diário de 37% dos leitores existentes.

ACTUALIDADE DO CM LIDERA INFORMAÇÃO

A secção Actualidade com que abrem as notícias no CM é referida como a mais lida pelos leitores de todos os jornais, incluindo o semanário ‘Expresso’, segundo revela o estudo da Marktest que apresenta ainda mais três secções – Sociedade, Mundo e Portugal – nas seis mais lidas, com audiências acima dos sete pontos percentuais. A Actualidade lidera com 8,6 seguida das secções Nacional e País do ‘Jornal de Notícias’, Sociedade e Mundo do CM, ambas com 7,3, e Portugal com 7,0. Noutro campo, a Política do CM é também a mais lida de todos os jornais, diários e semanais, com 6,9 enquanto a Política do ‘Expresso’ tem 5,7.

A mesma posição de liderança têm as várias revistas e suplementos semanais do CM.

SUPLEMENTOS E REVISTAS

PRIMEIRO EMPREGO

O suplemento do CM já é líder no segmento, com uma audiência de 4,4%, tendo ultrapassado o ‘Caderno Expresso’, que registou 3,6%.

CORREIO TV

Na área da televisão, também a revista distribuída às sextas--feiras com o CM, lidera com 7,7%. A ‘Notícias TV’ (‘DN’ e ‘JN’) registou 4,8%.

CORREIO SPORT

O suplemento desportivo do CM, que sai aos sábados, é o mais lido com 5,3% de audiência, distante dos 3% do ‘DN Sport’.

CORREIO VIDAS

A revista ‘Vidas’, que é editada aos sábados, registou uma audiência de 5,5%. Uma excelente performance para o suplemento do CM.

DOMINGO

A revista que sai ao domingo com o CM conquistou a audiência de 8,1%, só superada pela ‘Notícias Magazine’, distribuída pelo ‘JN’ e ‘DN’, com 10,5%.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)