Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Crime dá rosto

Em Portugal, à semelhança do que se passa no Mundo, é pela negativa que imigrantes e minorias étnicas têm mais possibilidade de ser notícia e ganhar visibilidade. "O problema está nas televisões e nos jornais", aponta Isabel Ferin, investigadora e coordenadora do estudo sobre ‘Imigração, Diversidade Étnica, Linguística, Religiosa e Cultural na Imprensa e na Televisão em 2008’, hoje divulgado pela Entidade Reguladora da Comunicação Social.
15 de Dezembro de 2009 às 00:30
O assalto ao BES, protagonizado por dois estrangeiros, foi o acontecimento com mais destaque
O assalto ao BES, protagonizado por dois estrangeiros, foi o acontecimento com mais destaque FOTO: Miguel A. Lopes/Lusa

O assalto ao BES, protagonizado por dois estrangeiros, e os desacatos na Quinta da Fonte, que pôs em confronto duas etnias, tipificam bem o padrão de cobertura privilegiada pela TV e imprensa. Nem a estação pública escapa à tendência. As duas ocorrências obtiveram, em 2008, a maior cobertura na temática imigração e diversidade étnica.

A RTP 1 foi o canal que menos peças dedicou ao crime envolvendo imigrantes e minorias étnicas. Mas o ‘Telejornal’ não apresentou maior diversidade de temas do que a SIC (‘Jornal da Noite’) e TVI (‘Jornal Nacional’).

"Também há reportagens e documentários mais aprofundados sobre diversidade étnica, mas estão fora dos grandes blocos noticiosos e do prime-time", sublinha Isabel Ferin.

O estudo destaca ainda a importância das fontes institucionais. "A definição do tema é suportado mais pelas autoridades policiais e judiciais do que pelas testemunhas oculares, mesmo quando estas são incluídas nas notícias."

PORMENORES

AS MULHERES

A TV não dá voz às mulheres. Só lhes dá destaque nos julgamentos das casas de alterne.

CENÁRIOS

A diversidade étnica não é um tema, mas uma óptica concentrada nos bairros da periferia de Lisboa.

SOCIEDADE

A sociedade civil é uma "ilustração" e o reflexo da "fragilidade" da cidadania nacional.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)