Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Dança com todos

Rostos populares de programas da SIC e TVI ajudam RTP a cativar audiências para o concurso ‘Dança Comigo’.
4 de Maio de 2007 às 00:00
Dança com todos
Dança com todos FOTO: Sérgio Lemos
O formato de maior sucesso da RTP1 saltou as fronteiras da estação pública e quem mais brilha no ecrã são ‘bailarinos’ da concorrência. Sobretudo jovens actrizes que protagonizam novelas da SIC e da TVI e que, por breves momentos, ajudam a RTP a ‘roubar’ público às estações privadas. Mesmo a mediática e controversa participação de Luciana Abreu no formato produzido pela Endemol foi apenas a última de uma série de edições onde estiveram, entre outros, Ana Guiomar, Rodrigo Saraiva (colega de Luciana em ‘Floribella’ e ex ‘Morangos’ da TVI) ou Benedita Pereira. Isto depois de Daniela Ruah (a Daniela de ‘Tu e Eu’), Rita Pereira (a Estrela de ‘Doce Fugitiva’) ou Tiago Castro (o Crómio de ‘Morangos com Açúcar’) também terem marcado presença nas duas primeiras temporadas. E a estratégia da RTP parece resultar. No ar há mais de um ano – a estreia foi a 11 de Fevereiro de 2006 –, o programa semanal baseado nas danças de salão conquistou uma audiência média de quase um milhão de espectadores e, normalmente, só não é o mais visto aos sábados quando há jogos de futebol.
Para Nuno Santos, director de Programas da estação pública, “não há nenhuma razão específica para que esta migração temporária de estrelas da concorrência para a RTP aconteça. É algo natural”, sustenta. O responsável do canal público reconhece que “ter pessoas conhecidas no programa é uma mais-valia” e que, no caso particular de Luciana Abreu, “o mesmo se tornou mais apetitoso em termos mediáticos”. No entanto, defende que “não é só pelos concorrentes que o ‘Dança Comigo’ se destaca”. E explica que no programa apresentado por Catarina Furtado “participa gente de várias áreas, mas sobretudo muita gente do espectáculo que, naturalmente, é associada ao canal A ou B”. “Mas, da mesma forma que nunca foi regra deixar de convidar alguém porque pertence a determinado canal, também não convidamos apenas por isso.” Parte do problema parece estar na receptividade de figuras de outras áreas da sociedade para participar no formato. “Haver gente, até há, as pessoas é que não querem participar”, reconhece. No entanto, o director de Programas da RTP sustenta que ‘Dança Comigo’ até “tem tido variedade no tipo de concorrentes”.
INTERCÂMBIO TRAZ VANTAGENS
Para Eduardo Cintra Torres, o intercâmbio de rostos conhecidos entre canais também traz vantagens. “Não só para o ‘Dança Comigo’, mas para qualquer outro programa.” O crítico televisivo defende que “num País e num meio tão pequenos, isso é quase inevitável”. “Não vejo porque razão as pessoas não possam participar em programas da concorrência, excepto se houver um contrato de exclusividade.” Não é o caso de Luciana Abreu, sobre a qual ainda recentemente Francisco Penim afirmou não ter as características necessárias para assinar um contrato de exclusividade com a SIC. O mesmo se passa com os rostos da TVI que têm surgido no programa da RTP.
Ainda sobre Luciana Abreu, Nuno Santos reconhece que ficou “satisfeito” com a sua prestação no concurso e com os resultados das audiências nesses dois dias. Mesmo assim, o director de Programas da estação pública desvaloriza o impulso que a ‘Flor’ deu às audiências de ‘Dança Comigo’: “Os dados das duas primeiras temporadas são idênticos aos da terceira. Os primeiros três ou quatro programas não tiveram grandes resultados, mas depois foi em crescendo até à final.” De facto, nas duas primeiras temporadas de ‘Dança Comigo’, as finais – a 17 de Junho de 2006 e na noite de Ano Novo – foram dos programas mais vistos com 1,292 mil e 1,079 mil telespectadores, respectivamente. A expectativa para a decisão da terceira temporada de ‘Dança Comigo’ é grande uma vez que Luciana Abreu será presença garantida depois de ter vencido a primeira semifinal no passado-fim-de semana. Saliente-se que nas duas últimas edições – que contaram com a presença de Luciana Abreu – as audiências de ‘Dança Comigo’ subiram relativamente às realizadas este ano ao atrair mais 200 mil espectadores do que até então.
NUNOS SANTOS SATISFEITO
Nuno Santos mostra-se satisfeito por ver uma jovem actriz, que conhece e “que já trabalhou com a RTP, empenhada naquilo que está a fazer e com um sorriso na cara”, mais do que pelos resultados, diz. O responsável da estação pública sustenta ainda que não tem “uma visão fechada” em relação à participação de figuras do seu canal em programas da concorrência. Nem veria nisso qualquer problema. “Obviamente, por exemplo, se me dissessem que o Jorge Gabriel ia apresentar dois programas na SIC ou na TVI, não concordava, mas não é de apresentar programas que se trata. É apenas uma participação”. E afirma também que as polémicas em volta destas participações são apenas especulação e que a concorrência nunca se manifestou contra: “Nunca ninguém me contactou e, tanto quanto sei, ninguém na RTP foi contactado por isso”. Aliás, se a presença de Luciana Abreu em ‘Dança Comigo’ foi intensamente comentada, já a participação de Rodrigo Saraiva, o Bata de ‘Floribella’, não causou qualquer controvérsia.
Na SIC, a participação de ‘Floribella’ alegadamente não agradou a algumas figuras de topo e obrigou mesmo Francisco Penim a regressar antecipadamente de Cannes, onde se encontrava em visita ao MIPTV, a grande feira mundial de conteúdos televisivos. No entanto a posição oficial dos responsáveis da estação de Carnaxide é a oposta e, no dia da primeira participação, um comunicado sustentava o apoio à actriz: “A SIC faz votos de que a Luciana Abreu a represente condignamente na RTP, na sua participação no ‘Dança Comigo’”, lia-se.
Já a TVI não tem manifestado oposição pública face à participação dos actores das suas novelas em programas da concorrência. Talvez porque ainda no ano passado a estação de Queluz recorreu a figuras alheias à TVI para o concurso ‘Canta Por Mim’, que disputava as audiências directamente com ‘Dança Comigo’ na RTP. A excepção parece ter sido o veto da estação à participação de Manuela Moura Guedes no programa dos ‘Gato Fedorento’. A propósito da luta de audiências, José Eduardo Moniz já referira à Correio TV que disputas do género não fazem sentido: “Estamos todos no mercado, em que cada um dá o melhor que tem. O nosso campeonato é o da rentabilidade. Se acima disso vier o das audiências melhor.
ENTRADA DE ACTRIZES FAZ DIFERENÇA NAS AUDIÊNCIAS
RITA PEREIRA
Actuou na final de ‘Dança Comigo’ em Junho. A RTP lucrou com a popularidade da actriz de ‘Morangos com Açúcar’ e ‘Doce Fugitiva’.
40,5% share: Dança Comigo, RTP1
43,6% share: Dei-te Quase Tudo, TVI
DANIELA RUAH
A vencedora da primeira temporada de ‘Dança Comigo’ teve mais espectadores no programa da RTP do que na novela em exibição na TVI.
1,292 mil espectadores: Dança Comigo, RTP1
813 mil espectadores: Tu e Eu, TVI
LUCIANA ABREU
A ‘Flor’ cativou mais audiências na semifinal de 28 de Abril na RTp 1 do que na estreia da segunda temporada da novela juvenil da SIC.
1,088 mil espectadores: Dança Comigo, RTP1
605 mil espectadores: Floribella, SIC
AS ADVERSÁRIAS: BENEDITA PEREIRA E ANA GUIOMAR
As actrizes que saltaram para a fama em ‘Morangos com Açúcar’ e depois protagonizaram ‘Tempo de Viver’ foram duas das adversárias de Luciana Abreu nas eliminatórias de ‘Dança Comigo’. Ambas foram derrotadas pela rival da SIC.
CATARINA FURTADO ELOGIA LUCIANA ABREU: UM “BEIJINHO” PARA A CONCORRÊNCIA
Na última gala de ‘Dança Comigo’, Catarina Furtado contou com a presença de duas caras que se destacaram na estação de Carnaxide. Para além de Luciana Abreu, muito elogiada pela apresentadora, também João Adelino Faria, actualmento no Rádio Clube Português e antigo jornalista da SICNotícias, fez parte do júri. Catarina enviou mesmo “um beijinho para a SIC”.
OS PRÓXIMOS BAILARINOS DE ‘DANÇA COMIGO’
CRISTINA HOMEM DE MELLO
Intérprete de novelas de grande audiência na TVI, como ‘Baía das Mulheres’ e ‘Tempo de Viver’, vai bailar na RTP1.
CÉSAR MOURÃO
O humorista que se tem destacado na SIC, no programa ‘Hora H’, é um dos convidados da próxima gala, de dia 5.
ANA ROCHA
Actriz de televisão e teatro vai mostrar quanto valem os seus dotes de bailarina com as danças de salão.
JOÃO BATISTA
O actor, que se tem afirmado no teatro e na TV, é outro dos convidados da gala do próximo Sábado de ‘Dança Comigo’.
POLÉMICA COM GATOS: TVI PROÍBE MANUELA
Manuela Moura Guedes foi recentemente proibida pela TVI de participar num sketch de ‘Diz que é uma Espécie de Magazine’ da RTP1.
FINAL A 30 DE JUNHO
A grande final da 3.ª temporada de ‘Dança Comigo’ tem lugar no dia 30 de Junho e, tal como aconteceu nas outras edições, deverá realizar-se num espaço capaz de receber vários milhares de pessoas. Luciana Abreu é a primeira finalista apurada. Os restantes serão conhecidos nas próximas semanas.
SUCESSO INTERNACIONAL
‘Dança Comigo’ é baseado no programa ‘Strictly Come Dancing’, um formato criado em 2004 pela BBC, que ficou conhecido internacionalmente como ‘Dancing With the Stars’. Actualmente está em exibição em 27 países diferentes. Nos EUA, a estreia da 4ª temporada, a 17 de Março, foi vista por mais de 20 milhões de telespectadores.
APRESENTADORA: ESTRELA SIC
‘Chuva de Estrelas’, que a SIC estreou em 1994, lançou Catarina Furtado para a fama.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)