Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

Debates obrigam a reunião na RTP

SIC e TVI reúnem-se hoje com a RTP, na sede da estação pública, para decidir a agenda de debates com o PCTP/MRPP, no seguimento da decisão tomada pelo Tribunal de Oeiras na passada sexta-feira, apurou o Correio da Manhã.

30 de Maio de 2011 às 00:30
Garcia Pereira, do PCTP/MRPP, diz que os partidos com assento parlamentar têm medo de o enfrentar na TV
Garcia Pereira, do PCTP/MRPP, diz que os partidos com assento parlamentar têm medo de o enfrentar na TV FOTO: Paulo Cordeiro/Lusa

Ontem, Garcia Pereira, líder do PCTP/MRPP, na ausência de resposta por parte dos três canais generalistas, enviou uma interpelação formal aos respectivos directores de Informação, assim como aos dirigentes do PS, PSD, CDS, PCP e BE, os cinco partidos que tiveram direito a realizar debates.

Ao CM, José Alberto Carvalho, director de Informação da TVI, disse que, dos restantes 16 partidos candidatos às eleições legislativas, "sete ou oito" mostraram-se interessados em debater as suas ideias com o PCTP/MRPP. "Os partidos tinham 24 horas para nos comunicarem a sua disponibilidade. Se não o fizeram, partimos do princípio de que não a têm", esclarece o responsável.

Contactadas, as direcções de Informação da SIC e da RTP não fizeram comentários.

O PCP foi o único partido com assento parlamentar a anunciar a sua receptividade para o frente-a--frente. José Sócrates, do PS, Pedro Passos Coelho, do PSD, e Francisco Louçã, do BE, mostraram-se indisponíveis para um debate com Garcia Pereira, por motivos de agenda. Já Paulo Portas, do CDS, não tinha dado uma resposta até ao fecho da nossa edição.

O Tribunal de Oeiras condenou as televisões a realizarem, até sexta-feira, debates com todos os partidos candidatos às legislativas, dando razão a uma providência cautelar interposta pelo PCTP/ /MRPP. A partir de hoje, as televisões arriscam-se a pagar multa no valor de mil euros por cada dia em que não cumprirem a decisão. n

SIC TVI RTP DEBATES ELEIÇÕES LEGISLATIVAS MRPP
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)