Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

Desistir do futebol custará milhões

RTP poderá ter de reembolsar UEFA na totalidade se não quiser Champions.
Duarte Faria 6 de Dezembro de 2014 às 18:10
CGI diz que não foi só por causa da Champions que pediu a demissão de Alberto da Ponte
CGI diz que não foi só por causa da Champions que pediu a demissão de Alberto da Ponte FOTO: Rafael MArchante / reuters

A RTP teria de pagar uma indemnização milionária caso viesse a desistir da compra da Liga dos Campeões. Ao que o CM apurou, devido à fase avançada em que se encontra o processo, a TV pública teria de reeembolsar a totalidade dos 15 milhões de euros que ofereceu para a aquisição dos direitos.

Outra hipótese seria tentar chegar a acordo com a UEFA para diminuir o valor da indemnização. A RTP poderia ainda tentar revender os direitos a outros canais para recuperar o investimento feito. No entanto, fonte próxima do processo diz que "não há nenhuma indicação do Governo para rasgar o acordo com a UEFA". E, "nesta altura, se isso acontecesse, seria o bom nome da RTP que ficaria em causa", afirma outra fonte.

Contactada, a administração da RTP não comentou. O CM questionou ainda a Team, empresa da UEFA responsável pela negociação destes direitos, mas não obteve resposta. Recorde-se que a aquisição destes direitos levou a uma crise na RTP, com o Conselho Geral Independente (CGI) a propor a destituição da administração.

Entretanto, a ERC considerou que esta não tinha o dever de informar o CGI sobre a aquisição da Champions. Mas ontem o CGI esclareceu que esta falta de comunicação contou apenas "em parte" para a sua decisão e apontou a "débil qualidade do projeto estratégico" como principal razão para a saída da administração de Alberto da Ponte. De resto, a Comissão de Ética aprovou, por unanimidade, as audições da administração da RTP e do Conselho Geral Independente no Parlamento. Já o ministro Poiares Maduro irá à comissão no dia 17.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)