Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
7

"Devemos ter mais diversidade”

Cândida Pinto, coordenadora da ‘Grande Reportagem’ na SIC, destaca os temas sociais sobre os portugueses como os mais pertinentes para o ano de 2009.
22 de Dezembro de 2008 às 00:30
'Devemos ter mais diversidade”
'Devemos ter mais diversidade” FOTO: Sérgio Lemos

CM – Que balanço faz de dez anos de ‘Grande Reportagem’?

Cândida Pinto – O balanço é positivo e por isso o programa se tem mantido no ar. Estamos a trabalhar em full-time, temos uma equipa de bons profissionais e os resultados são visíveis, em termos de audiências, de resposta do público de prémios. A perspectiva é continuar.

– Para 2009 há mudanças?

– A ‘Grande Reportagem’ manter-se-á ao domingo, a seguir ao ‘Jornal da Noite’, e a ‘Reportagem Especial’ passa a ser transmitida às quartas já em Janeiro.

– É difícil encontrar um tema?

– Não, porque a actualidade é tão diversa que se consegue sempre encontrar temas novos. Obviamente que o património que a ‘Grande Reportagem’ tem também permite tratar temas que poderiam ser mais difíceis. Por exemplo, a reportagem sobre crianças que ficaram com problemas devido aos acidentes de viação com os pais foi um trabalho de preparação longo até se conseguir reunir as pessoas que acreditam no que fazemos.

– Como será o ano de 2009?

– Há uma marca forte, que estamos empenhados em manter.

– De todas as ‘Grande Reportagem’ quais as que mais lhe agradaram?

– Há muitas. Damos voz às pessoas e trazemos à luz alguns dos seus problemas. A reportagem ‘O Contrato, sobre o trabalho precário, por exemplo, foi difícil de fazer porque as pessoas temem falar, pois podem ter dissabores no futuro. Há recuos e avanços quando se trata deste tipo de matérias. Mas é preciso que as pessoas acreditem que contribuem para um melhor esclarecimento sobre determinados assuntos.

– É esta linha que vai manter?

– Devemos ter diversidade, temas sociais fortes que retratem a vida dos portugueses e também a actualidade internacional. E temos feito trabalhos nesse sentido. Antes dos Jogos Olímpicos fizemos uma reportagem com portugueses que vivem em Pequim. O mesmo aconteceu antes das presidenciais nos EUA.

PERFIL

Cândida Pinto. Nasceu em 1964 e coordena a equipa de ‘Grande Reportagem’ da SIC. Em 2006, recebeu o Prémio Gazeta por ‘Snu’. Em 2008, a peça o ‘Balneário’, da ‘Grande Reportagem’, recebeu o 1.º prémio no Festival Internacional de Montecarlo (Mónaco).

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)