Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Direitos de transmissão atribuídos a privados

A UEFA atribuiu ontem os direitos de transmissão do Campeonato Europeu de Futebol de 2008 à agência SportFive, numa tentativa de aumentar as receitas do evento que será organizado pela Suíça e Áustria. Com esta mudança, termina assim uma relação de décadas entre a UEFA e a EBU (União Europeia de Transmissão).
3 de Fevereiro de 2005 às 00:00
De acordo com Lars-Christer Olsson, presidente do comité executivo da UEFA, trata-se de uma mudança semelhante à verificada com a TEAM que gere os direitos da Liga dos Campeões.
“A SportFive vai abordar todos os mercados de televisão individualmente, abrindo uma competição pelos direitos televisivos. O objectivo é ter canais de sinal aberto a transmitir as imagens. Tal como funciona a TEAM”, explicou, dizendo que “assim existirá um maior controlo na produção e uma melhor distribuição”.
Lars-Christer Olsson estima que em 2008, a UEFA obtenha mais de 600 milhões de euros pelos direitos televisivos, um aumento na ordem dos 20 por cento quando comparado com o valor verificado com a venda dos direitos durante o Euro’04 realizado em Portugal.
A SportFive é propriedade de uma empresa privada, composta pela Advent International e pela European Broadcaster RTL, tendo sido formada em 2001, quando o grupo Bertlsmann uniu os seus direitos desportivos com a empresa francesa JC Darmon.
Ver comentários