Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
4

Doente em fase terminal doa rins na TV

A BNN, canal de televisão holandês, vai transmitir sexta-feira um reality show no qual uma mulher de 37 anos com uma doença terminal escolhe uma de três pessoas com problemas renais para receber os seus rins.
30 de Maio de 2007 às 00:00
A dadora vai fazer a sua escolha com base na história e perfil de cada um dos concorrentes e em conversas com os seus amigos e familiares. Os telespectadores poderão aconselhar a mulher, enviando-lhe mensagens durante os 80 minutos da emissão.
O programa, intitulado ‘De Grote Donor Show’ (‘O Grande Programa do Dador’) dos mesmos criadores de ‘Big Brother’ (Endemol), está a gerar polémica. Os partidos Democrata-Cristão (CD) e União Cristã, que dividem actualmente o governo, consideram-no “infame” e pouco ético, tendo já apelado ao canal para que não o emita. “Não pode ser possível que na Holanda as pessoas votem a propósito de quem é que vai receber uns rins”, disse à BBC Joop Atsma, do partido Democrata-Cristão.
A BNN defende-se dizendo que quer pôr em relevo as dificuldades que enfrentam aqueles com problemas de rins e que necessitam de um órgão. O formato servirá ainda como tributo ao fundador da BNN, Bart de Graaff, falecido há cinco anos de uma insuficiência renal.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)