Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

Donald Trump proíbe Tik Tok nos Estados Unidos

Presidente dos Estados Unidos anuncia que decisão foi tomada por questões de segurança.
Rute Lourenço 2 de Agosto de 2020 às 09:23
Trump acredita que, através da rede social Tik Tok, China consegue recolher informações sobre cidadãos americanos
Trump acredita que, através da rede social Tik Tok, China consegue recolher informações sobre cidadãos americanos FOTO: Reuters

É uma das redes sociais mais populares do momento, mas muito em breve vai sofrer uma quebra gigante, depois de Donald Trump ter anunciado que vai proibir o Tik Tok nos Estados Unidos por questões de segurança nacional. "Vamos proibir o Tik Tok. Eu tenho essa autoridade. Posso fazê-lo com uma ordem executiva", disse o chefe de Estado aos jornalistas, a bordo do avião presidencial, com destino a Washington a partir de Tampa, Florida.

O presidente dos Estados Unidos acredita que a rede social, na qual se partilham vídeos divertidos, traz vários problemas de privacidade, com o governo chinês a conseguir recolher dados de cidadãos norte-americanos através da ByteDance,  detentora do Tik Tok.

Com a medida a entrar em vigor a qualquer momento em solo americano, empresas como a Apple ou a Google, que disponibilizam a aplicação, teriam também de fazer alterações para cumprir a norma e deixar de dar acesso à rede social em causa.

Recorde-se que em maio deste ano, o presidente norte-americano já tinha banido a  Huawei do país pelas mesmas razões de segurança. Com a medida, todas as empresas do país ficaram impedidas de adquirir equipamento da gigante tecnológica chinesa.

 A medida foi tomada na sequência de fortes suspeitas de que, através dos equipamentos e software da Huawei, o governo chinês conseguia espiar os Estados Unidos.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)