Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

Doze horas de emissão diariamente

Minutos antes do meio-dia, os responsáveis do novo canal da Sport TV alinharam-se nas suas posições e fizeram as honras de apresentação oficial do novo projecto. Às doze horas em ponto, nos estúdios, Pedro Mendonça Pinto dava início à emissão inaugural do canal desportivo Sport TV2, em sinal aberto para assinantes da TV Cabo, aderentes ao pacote Funtastic Life.
17 de Setembro de 2005 às 00:00
Pedro Mendonça Pinto foi o primeiro rosto a surgir no ecrã do novo canal
Pedro Mendonça Pinto foi o primeiro rosto a surgir no ecrã do novo canal FOTO: Vítor Mota
“A Sport TV2 não concorre com o canal ‘premium’ Sport TV, mas será complementar, oferecendo mais debates, análise, antevisões”, esclareceu José Briosa e Gala, presidente da comissão executiva da Sport TV. Da grelha de programação, que se pretende com cerca de doze horas diárias de emissão, em muito dedicadas às várias modalidades, o desporto-rei também tem destaque considerável, através da antevisão dos jogos, em directo, a partir dos estádios, da cobertura dos bastidores após o apito final, e do resumo dos golos das jornadas da Liga. Espaço ainda para a transmissão, em diferido, entre segunda e quarta-feira, dos melhores jogos das ligas inglesa, espanhola e italiana.
Sob o ‘claim’ ‘Mais desporto, a mesma paixão’, o canal aposta forte nas modalidades, como garantiu Nuno Ferreira, coordenador dos canais. “Agora, o horário nobre da Sport TV2 poderá ter outros desportos que não só o futebol”, antecipou o responsável, admitindo, porém, a relevância do desporto-rei. À Sport TV competirá, como até agora, emitir em exclusivo e em directo os jogos da Liga.
Com a proximidade do Mundial de futebol 2006, cujos direitos de transmissão são detidos pela Sport TV, o novo canal dedicará também espaço da grelha à competição da FIFA. A informação merece destaque no canal, com três noticiários diários, debates em estúdio, entrevistas a figuras do desporto nacional e análise.
120 MIL CLIENTES
A Sport TV2 é um canal distribuído em exclusivo pela TV Cabo através do serviço digital Funtastic Life, um pacote com 60 canais (36 em português) com um custo de 26,76 euros.
Para aderir ao pacote, é necessário que o telespectador substitua a ‘box’ analógica por uma digital, condição indispensável para aceder ao Funtastic Life. Segundo Luís Pacheco de Melo, administrador da Portugal Telecom (PT), o pacote atraiu já 120 mil assinantes, desde o arranque, a 19 de Maio. Até Março de 2006, Pacheco de Melo espera ter concluído o processo em curso de “substituição de cerca de 250 mil ‘boxes’ analógicas e sistemas via satélite por ‘boxes’ digitais”.
"LUTA NÃO PASSA PELAS AUDIÊNCIAS" (Bessa Tavares, director-geral da SportTV)
Correio da Manhã – A Sport TV2 é um canal da Sport TV. Há mercado televisivo para tanta oferta desportiva?
Bessa Tavares – Sim. Há uma grande diversidade de gostos desportivos. A esmagadora maioria dos portugueses opta pelo futebol, mas quase todos têm uma segunda ou terceira modalidades que gostam de acompanhar. Isto permitir-nos-á abrir o leque de potenciais espectadores, quer a nível do andebol, hóquei, ténis, basquetebol ou até actividades mais elitistas, como o golfe, ou mais radicais, como os desportos de neve.
– A Sport TV2, integrada no pacote Funtastic Life, da TV Cabo, será um chamariz para muitos mais potenciais clientes?
– Com certeza. No geral, a qualidade do trabalho da Sport TV é reconhecida até mesmo pelos nossos parceiros estrangeiros.
– Quais as suas expectativas em termos de audiências?
– A nossa luta não passa muito pela análise de audiências. Metade dos nossos clientes são-no por via satélite e a audimetria em Portugal não mede esses casos. Depois, ninguém vê as transmissões dos jogos de futebol sozinho ou nos cafés, o que potencia extraordinariamente as audiências, e este efeito também não é medido. Dá-nos sempre vontade de rir ver os números de audiências de um jogo que transmitimos, por exemplo, entre o Sporting e o Benfica.
– Em termos do Mundial 2006, o que podem esperar os telespectadores da Sport TV?
– Vão ver todos os jogos. Só na Sport TV é que terão a totalidade dos jogos do Mundial 2006.
Ver comentários