Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
6

EDUARDO VIANA: FOI ENGRAÇADO FAZER DE MENINO JESUS

O Pai Natal e o Menino Jesus não faltarão à festa da família “Salgado”. Assim como os três Reis Magos, que “Marcelo” quer explorar.
19 de Dezembro de 2002 às 11:59
A telenovela mais longa da história da televisão portuguesa, com fim previsto para dentro de dias, levou os actores a juntarem-se depois do termo das gravações para oferecer aos telespectadores um episódio especial de Natal. Nele iremos ver Eduardo Viana vestido de Menino Jesus, uma representação que o actor classificou como “engraçada”. Neste episódio especial que veremos na quarta-feira “Mariana” (Paula Neves) e companhia abrem as portas da “Quinta de Nossa Senhora do Carmo” para que o País possa passar a noite de Natal junto daquela que também já é a sua família.

“Foi o último episódio que gravámos e fizemo-lo especialmente para esta época festiva” afirmou-nos Eduardo Viana, intérprete de “Marcelo”. “A equipa juntou-se toda e, de alguma maneira, comemorou o final da telenovela, se é que se pode falar em comemoração”, acrescentou. No episódio especial, “Marcelo”, levado pelo vício do jogo, sonha que é o Menino Jesus, na esperança de receber prendas em ouro. No seu sonho, “Casimiro” (Carlos Areia), “Zeca” (Pedro Giestas) e “Augusto” (Rui Luís) são os Reis Magos, que lhe levam incenso, mirra e o tão desejado ouro. Mais tarde, descobre que afinal as moedas de ouro são de chocolate, o que o deixa furioso, acordando sobressaltado.

Sobre esta participação, Eduardo Viana disse-nos que “foi uma experiência engraçada que ninguém pode levar a mal porque não passa de uma brincadeira. No ‘Anjo Selvagem’ usam-se as coisas no sentido positivo. A nossa intenção é divertir as pessoas”, sublinhou. E, de facto, a diversão e a agitação marcam o Natal na casa dos “Salgado”. “Mariana” começa o dia animada e, entoando o “Jingle Bells” acorda “Anabela” (Paula Luiz) para que esta a ajude a enfeitar a Quinta para a festa de Natal. Quando chega à cozinha, “Mariana” surpreende-se por ver “São” (Teresa Tavares) a discutir com “Carlos” (Alexandre Ferreira) por ele nunca mais arranjar uma casa onde possam viver juntos. Também no jardim, “Rosa” (Luísa Ortigoso) e “Casimiro” (Carlos Areia) discutem por mais uma vez ele ter estado a falar com uma jovem.

“Rosa” assegura-lhe que desta vez não lhe perdoa. E, como não há duas sem três, na sala, “Mariana” depara-se com mais uma discussão: “Zeca” quer mandar vir a vaca “Aurora” do Alentejo para o animal não passar o Natal sozinho mas “Marta” (Sara Moniz) opõe-se à ideia. Triste por assistir a tanta confusão, “Mariana” vai ao quarto da avó e mostra-se preocupada por toda a gente estar a discutir exactamente na altura do ano em que se devia cultivar a paz e o amor. “Angélica” (Isabel de Castro), para a animar, promete fazer uma ceia de Natal para a família e para os empregados. Mais tarde, “Zeca”, “Casimiro”, “Augusto” e “Carlos” (Alexandre Ferreira) sugerem a “Álvaro” (Alexandre de Sousa) comemorar o Natal de forma diferente e pedem--lhe que faça de Pai Natal.

“Álvaro” concorda mas impondo a condição de que os três têm que fazer de renas. Na Noite de Natal, quando tudo já se encontra mais calmo, “Marcelo” (Eduardo Viana) canta canções tradicionais da quadra, enquanto patrões e empregados convivem alegremente. Entretanto, chega o Pai Natal, puxado pelas renas. Todos ficam surpreendidos por “Álvaro” ter entrado na brincadeira. No final da noite, a família troca alegremente as prendas de Natal.

Um presente especial

O namoro de “Marta” (Sara Moniz) e “Zeca” (Pedro Giestas) foi sempre muito atribulado. Mas, apesar dos altos e baixos, o amor entre os dois falou sempre mais alto. Como prova disso, na noite de Natal, “Marta” anuncia a todos que brevemente a família contará com mais um membro, dado que ela e “Zeca” vão ser pais. A notícia é recebida com muito agrado, enchendo a noite de Natal dos “Salgado” com mais alegria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)